Notícias
08.07.2022Spok e Banda Lyra fazem o público dançar na abertura do Festival de Inverno
Os ritmos do frevo tomaram conta do Memorial de Curitiba na noite de quinta-feira (7/7) e fizeram o público dançar ao som da Banda Lyra Curitibana, sob o comando do maestro Spok, renomado instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, de Pernambuco.
O show da 39ª Oficina de Música de Curitiba abriu a programação do Festival de Inverno do Centro Histórico, que até domingo anima a região com muita música e gastronomia. A apresentação também marca os 40 anos da Banda Lyra Curitibana.
Com maratona de shows no Largo da Ordem, Oficina de Música se integra ao Festival de Inverno
Logo que subiu ao palco, Spok falou da sua satisfação de voltar a Curitiba e tocar com a Banda Lyra. “Estamos acostumados a tocar nas ruas, mas é muito interessante também estar aqui nesse palco, apresentando o frevo e trazendo essa felicidade para vocês”, disse o maestro, que veio acompanhado do bateria da SpokFrevo, Adelson Silva.
Mais do que apresentar um variado repertório de frevos, em que mostrou todo o seu virtuosismo no saxofone, Spok fez uma espécie de concerto didático – entre uma música e outra, explicava cada composição e os diferentes estilos. “Temos o frevo de rua, o frevo canção e o frevo de bloco, que é cantado”, explicou. Começou pelos antecedentes do ritmo nordestino até chegar a versões mais atuais.
Cantando ou tocando o sax, à frente do som vibrante da Banda Lyra e músicos convidados, Spok apresentou frevos conhecidos e outros de grandes artistas como Moraes Moreira, Luiz Gonzaga e Sivuca. O show também foi animado com a apresentação da dupla de bailarinos Victória Reis e Jeff Augusto, ela de Pernambuco e ele do Rio Grande do Norte, mas agora vivendo em Curitiba, onde mantêm a tradição da dança popular.
Pouco a pouco a plateia comportada foi se soltando até que no final o público entrou no ritmo da banda, especialmente quando Spok e a Banda Lyra anunciaram “Vassourinhas”, um clássico do frevo.
“Foi mágico”, conta o coordenador da Banda Lyra, Diego Silva, sobre o espetáculo com o mestre pernambucano. Para a banda, que está comemorando os seus 40 anos, a possibilidade de tocar com Spok foi um presente. “Entramos em contato e ele aceitou na hora. O resultado é um show que vai ficar pra nossa história”, disse Diego.
Parcerias
A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.
Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Lamusa-UFPR e Rádio 97,1 FM Educativa.
Festival de Inverno
Até domingo, o Festival de Inverno do Centro Histórico oferece uma verdadeira maratona de shows. Serão 14 atrações no Memorial de Curitiba, todas gratuitas. Com curadoria de Glauco Solter e João Egashira, os shows programados reúnem grupos curitibanos e mostram o melhor da música popular.
Tradicional na mistura de gastronomia, música e arte, o festival é uma iniciativa dos restaurantes e comerciantes da região, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, para aquecer o frio curitibano e celebrar a cultura do inverno. Com esta edição, o festival completa 10 anos e além dos shows estará com promoções especiais na área gastronômica.
Inverno Curitiba
O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover o destino e reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.
Confira as próximas atrações do Festival de Inverno do Centro Histórico:
8 de julho
12h – As Brejeiras – Homenagem a Noel Rosa
20h – Curitiba Blues – Décio Caetano
9 de julho
11h – Oswaldo Rios e Duo Gulin (violas caipiras)
13h – Deni Ribas – Sho Mãos Dadas
15h – JumpJazz
16h30 – Forró de Maravilha
19h – O Som do Saul
20h30 – Orquestra Friorenta
22h30 – Baile de Gafieira – Orquestra Sapato Furado
10 de julho
11h – Grupo Taque Tique Tá – MPB para Crianças
12h30 – Projeto Pandeirada Brasileira
15h – Reggae Fest – Djambi convida Paulinho Branco (sax)
16h30 – Curitiba Soul – Wes Ventura Trio convida Katia Drummond (voz) e Ricardo Verocai (teclado)
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas