Notícias
16.01.2011Sonoridade própria marca orquestra que reúne músicos de vários países
Um dos mais aguardados concertos da 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba, que tem o patrocínio da Petrobras, aconteceu na noite deste sábado (15). Tendo como palco o Canal da Música, a Orquestra do Algarve, vinda de Portugal, mostrou o trabalho de um grupo formado por músicos de 17 nacionalidades diferentes, que encontrou uma sonoridade própria.
Todos os integrantes foram selecionados em concurso público internacional, uma prática comum na Europa. Apesar da reunião de escolas musicais diferentes, o regente titular, Osvaldo Ferreira, considera que "nesse mundo globalizado, as escolas absorvem muitas informações e a linguagem unificadora consegue ser melhor trabalhada".
Para a abertura do concerto, o maestro escolheu "Contrabajeando", de Astor Piazzolla, e como solista convidou o contrabaixista americano Jeff Bradetich, proclamado pelo New York Times como o "mestre de seu instrumento".
A mesma paixão e vitalidade que o maestro Osvaldo Ferreira demonstrou na abertura do concerto, se estenderam ao longo de toda a apresentação. Para finalizar, o bis fora do repertório da noite, com "Cantando na Chuva", música de Nacio Herb Brown, imortalizada no filme de mesmo nome, de 1952, que teve Gene Kelly no papel principal.
No programa também estava Divertimento no 1, do compositor português Joly Braga Santos, um dos mais importantes sinfonistas da história da música portuguesa, em obra que teve como inspiração o folclore português. A orquestra ainda executou Sinfonia nº2 em Ré Maior, de Beethoven.
Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da Oficina de Música de Curitiba, é o regente titular da Orquestra do Algarve, que tem se apresentado por toda a Europa, sendo reconhecida pela sua qualidade artística.
A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com Patrocínio da Petrobras.
Mais informações:
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com
http://twitter.com/oficinademusica
http://www.youtube.com/oficinademusicacwb
http://www.vimeo.com/oficinademusica
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Autor: Lide Multimídia
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista