24.02.2014 Show musical para alunos de escolas municipais ensina consumo consciente

Nesta sexta-feira (28), acontece no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural apresentações do espetáculo musical “Os Supercondutores de Energia”, que vem percorrendo escolas municipais curitibanas desde novembro do ano passado. Serão duas sessões, às 14h e às 15h10, destinadas a alunos de oito instituições de ensino. Temas como poluição, sustentabilidade e meio ambiente são abordados de forma divertida, com o objetivo de motivar as crianças sobre o consumo consciente.

A produção da Parabolé Educação e Cultura, desenvolvida com recursos do Programa de Apoio à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, tem composições de Milton Karam e já beneficiou perto de dois mil alunos. Após a apresentação, a banda entrega para cada criança um material de apoio com atividades lúdicas, como caça-palavras, jogo dos sete erros e pintura, todas relacionadas à proposta temática do show. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de multiplicar tudo o que aprendeu durante o espetáculo com sua família e amigos.

A preocupação em motivar a garotada a assumir uma atitude consciente também é vista na composição do cenário e de alguns personagens. A maioria dos objetos vem do reaproveitamento de materiais como capacetes de moto, pneus de carro, calotas de automóvel, panelas, embalagens plásticas e estruturas de ferro, tudo retirado de um centro de coleta seletiva de lixo do município de Campo Largo. Além disso, animais em extinção, como o mico-leão-dourado, onça pintada, tamanduá-bandeira e o peixe-boi, ganham vida a partir de baldes, colchas, latões e cabos de vassoura. “Ao representar essas espécies com materiais alternativos incentivamos os alunos, por meio da brincadeira, a usar a criatividade e a reaproveitar elementos que encontramos dentro de casa”, destaca Levi Brandão, diretor artístico da Parabolé.

A plateia, que chega a aproximadamente 200 crianças por apresentação, interage o tempo todo. Os cantores, que atuam também como atores, são vistos como super-heróis pelos alunos. A personagem Natu é uma bióloga que cuida da natureza e dos bichos. Garibaldi é um coletor que tem um cuidado especial na separação do lixo e na coleta seletiva. Tino é um empresário que adequou a produção de sua empresa para emitir menos poluição. Faísca é um eletricista que criou fontes alternativas de energia e Melo Dias, o artista, teve a ideia de montar a banda para falar sobre meio ambiente. Levi Brandão ressalta que as crianças participam e cantam juntas do início ao fim do espetáculo.

Parabolé – Há nove anos a Parabolé desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Um dos objetivos é a revitalização do espaço escolar e a divulgação da cultura brasileira em instituições de ensino. Oficinas de música, cursos e palestras para educadores, espetáculos musicais e projetos de arte-educação são algumas das ações realizadas pela equipe de profissionais, que leva para dentro das escolas histórias da tradição oral, canções e danças regionais, desafios, jogos, festividades, brincadeiras, formas de expressão típica, personalidades e saberes que se originam na vida cotidiana da sociedade.

Serviço:
Espetáculo Musical “Os Supercondutores de Energia”, dirigido a alunos de oito escolas municipais de Curitiba.
Data e horários: dia 28 de fevereiro de 2014 (sexta-feira), às 14h e às 15h10.
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Portão)

Ficha Técnica:
Concepção – Nélio Sprea e Rafael Martins
Direção – Levi Brandão
Músicas de Milton Karam
Sonorização – Luigi Castel
Cenário e Figurino – Paulo Vinícius
Produção – Pietro Rosa, Levi Brandão e Sabrina Fernadez
Atores: Gabriel Schwartz, Fábio Mazzon, Ale Age, Paulo de Nadal e Mari Ribeiro
Informações: Talita Vanso – (41) 9991-5985
talita@pautaeideias.com.br

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Parabolé Educação e Cultura

Compartilhe:

imprimir voltar