11.12.2009Show do Brasileirinho lança um olhar musical pelo país

O Teatro do MON - Museu Oscar Niemeyer recebe o Coral Brasileirinho, grupo musical da Prefeitura de Curitiba, para a apresentação do show "Viva o Brasil", neste fim de semana. As sessões acontecem às 18h de sábado (12) e às 16h de domingo (13), proporcionando ao público um passeio musical pelo interior do Brasil.

O repertório reúne composições de Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, André Abujamra, Joyce e Hélio Ziskind, entre outros nomes que traçam um panorama da natureza e das tradições do país.

O novo espetáculo do Brasileirinho promete emocionar pela musicalidade das 26 crianças que formam o grupo. Com idades que variam de 8 a 13 anos, os cantores atuam sob a direção artística de Milton Karam e Helena Bel e lançam no palco um olhar sobre a música que ilumina as regiões brasileiras afastadas dos grandes centros urbanos.

O programa foi elaborado dentro dos temas "Lembranças do Interior / O Trem", "Festas, Tradição, Costumes", "Crença e Fé", "Lendas e Mitos", "Pessoas e Lugares", "Campo / Rural" e "Natureza". Os integrantes do Coral Brasileirinho são Bárbara Torres, Bruno Geronymo, Cássia Rodrigues, Christian Freitas, Cristina Martins, Dara von Doorn, Emanuelle Ribeiro, Enzo Amaral, Francisco Wolf, Gabriel Martins, Gersino Ribeiro, Giulia Gaio, Izabela Cruz, Jade Faria de Alice, José Eduardo Costa, Júlia de Oliveira, Luana Karam, Luana Akemi Leite, Luara Albuquerque, Maria Luiza Vourakis, Nathan Silva, Oruê Brasileiro, Rafaela Silva, Tábatha Colossi, Thaís Hungria e Vinícius Ruiz.

O show deste fim de semana conta com a participação dos músicos Cristina Castro Loureiro (piano e teclado), Fabiano Silveira "Tiziu" (violão), Rogério Gulin (viola caipira), Gabriel Schwartz (flauta), Bruno Karam (baixo elétrico) e Johnny Dionysio (bateria).

O coral - Fundado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta cenicamente os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo.

No repertório do Brasileirinho, desenvolvido ao longo de seus 16 anos de existência, estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros.

Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam. Com um histórico de 12 espetáculos temáticos, o Brasileirinho acumula em seu repertório mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes. Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus.

No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997. Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos CDs Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos CDs do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998). Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik.

A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo - gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto -, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos. Os diretores - Responsável pela direção cênica do Coral Brasileirinho, o arquiteto e compositor Milton Karam criou o grupo em 1993, juntamente com a arte-educadora Simone Cit, a convite do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB), uma das unidades da Prefeitura Municipal. Naquele espaço também chefiou o Setor de Divulgação e Produção Musical, de 1995 a 2002.

Vencedor do 1º Festival da Canção Ecológica do Paraná (1996), Milton ministrou cursos de Coral Infantil em várias edições da Oficina de Música de Curitiba e do Festival de Inverno de Antonina (PR). O expressivo repertório de canções infantis do compositor conquistou diversas escolas de Curitiba, destacando-se a produção iniciada em 2001, em parceria com a Escola Trilhas, com mais de 90 canções registradas em seis CDs. O penúltimo disco, Da Boca Pra Fora, lançado em 2006, foi semifinalista do Prêmio Tim de Música-2007. O CD Olha Só Quem Vem Aí, de 2005, com canções para o Instituto Educacional Stagium, de Diadema (SP), foi recomendado pelo compositor Toquinho e sua produtora Circuito Musical.

A cantora e violinista Helena Bel, que responde pela direção musical do Coral Brasileirinho, é formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, com especialização em Educação Musical/Coral. Como cantora, já participou de vários grupos vocais e cênicos e, atualmente, integra O Tao do Trio, com destaque nacional. No seu currículo consta o primeiro lugar no Concurso para Intérpretes de MPB do SESC da Esquina (1993), além da criação do 1º Concurso Artístico Infanto-juvenil do projeto Karatê Piá no Esporte.

Como violinista, Helena Bel foi spalla na Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba, de 1992 a 2001, além de atuar como regente assistente da Orquestra À Base de Corda, na sua primeira formação com cordas de arco, grupo no qual hoje participa como violinista. Também é professora do Conservatório de MPB, desde 1996, e da Escola de Música Suzuki.

Serviço:
Espetáculo "Viva o Brasil", com o Coral Brasileirinho

Datas e horários:
dia 12 de dezembro (sábado), às 18h;
dia 13 de dezembro de 2009 (domingo), às 16h

Local:
Teatro do Museu Oscar Niemeyer - MON (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico)

Ingressos:
R$ 10 e R$ 5 (para estudantes, pessoas com idade acima de 60 anos e para quem levar um quilo de alimento não perecível / promoção não cumulativa)

Informações: (41) 3321-3208

Repertório do espetáculo "Viva o Brasil" (por temas):

LEMBRANÇAS DO INTERIOR / O TREM
Roupa nova - Milton Nascimento e Fernando Brant

FESTAS, TRADIÇÃO, COSTUMES
Gírias do norte - Jacinto Silva e Onildo de Almeida

CRENÇA E FÉ
Procissão - Gilberto GilCalix Bento - Tavinho MouraPecadinhos - Zeca Baleiro e Tata Fernandes

LENDAS E MITOS
Saci - Guinga

PESSOAS E LUGARES
A vida do viajante - Luiz Gonzaga e Hervê CordovilTristeza do Jeca - Angelino de OliveiraTu tu tu Tupi - Hélio ZiskindMartim Parangolá - André AbujamraVocê vai gostar - Elpídio dos Santos

CAMPO / RURAL
Assentamento - Chico BuarqueDisparada - Geraldo Vandré e Théo de BarrosCurioso - Joyce Moreno e Marcos Caetano Ribas

NATUREZA
Correnteza - Tom Jobim e Luiz Bonfá
Vou navegar pelo rio - Milton KaramPassaredo - Francis Hime e Chico Buarque

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar