Notícias
27.02.2024Série Essenfelder Piano Solo traz ao Memorial Paranista história da cena musical em Curitiba
O Memorial Paranista recebe, nesta quinta-feira (29/2), a série cultural Essenfelder Piano Solo: Memórias do Cenário Pianístico Curitibano. A série conta com palestras e concertos com pianistas e pesquisadores nacionais e internacionais que apresentam a história do piano no cenário paranaense. O evento gratuito ocorre de forma presencial, no Teatro Cleon Jacques, e também on-line, com direito a certificado de participação.
Entre os palestrantes está o produtor cultural Oswaldo Aranha, com destacada atuação nos movimentos culturais relacionados à música clássica. Ele faz uma palestra sobre a importância do piano e de sua interpretação, que explora a trajetória deste instrumento desde sua introdução no Brasil até sua difusão no Paraná.
Outro destaque é Tom Moore, um musicólogo com experiência internacional, que abordará a história de seis virtuosos pianistas judeus nascidos em Praga no século 19.
Marilia Giller, pesquisadora e professora, faz uma breve retrospectiva histórica da presença do piano no Paraná nos séculos 19 e 20 e contextualiza o cenário pianístico curitibano, destacando lugares, escolas, lojas e músicos ligados a este instrumento na cidade.
Nathalia Lange Hartwig, doutora em música e especialista em educação patrimonial, fala sobre o legado deixado pela fábrica de pianos Essenfelder, que há mais de um século faz parte da história cultural de Curitiba.
Além das palestras, o evento contará com a apresentação de dois concertos musicais, com o pianista André Schmidt e Marilia Giller, com interpretação de obras de Mozart, Brahms e Liszt, além de composições próprias.
Serviço: Essenfelder Piano Solo
Data: quinta-feira (29/2)
Local: Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista (R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
14h – Palestras
19h – Concerto
Gratuito
Inscrições e informações: Essenfelder Educacional
imprimir voltar
- 17/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe