Notícias
21.09.2010Serenatas de Mozart em concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba
A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba recebe nesta semana o maestro Marcos Arakaki, titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro. Marcos Arakaki fará a regência dos dois concertos deste fim de semana, na Paróquia Bom Pastor (sexta-feira, 24, às 20h) e na Capela Santa Maria (sábado, 25, às 18h30), tendo como músicos convidados o trompetista Flávio Gabriel e o trombonista Dárcio Gianelli.
Duas serenatas compõem o programa escolhido pelo maestro Arakaki, uma do famoso Wolfgang Amadeus Mozart e outra de seu pai e mestre, Leopold Mozart. “É uma oportunidade rara para o público estabelecer um comparativo entre a genialidade desses dois compositores. Não é à toa que Wolfgang Amadeus tornou-se tão célebre. Certamente o pai teve uma participação vital na formação musical do filho”, diz o maestro. Na opinião de Arakaki, colocar a obra de pai e filho, lado a lado, torna o concerto sui generis. O curioso na obra de Leopold são os solos de trompete e trombone, em quatro dos nove movimentos da peça. Na serenata de Wolfgang Amadeus, o que chama atenção é a participação de um tímpano e de um quinteto de solistas.
Nascido em São Paulo, Marcos Arakaki vem dirigindo orquestras no Brasil e no exterior. Além de importantes orquestras brasileiras, atuou com grupos da República Tcheca, Ucrânia, Argentina e Estados Unidos. Jovem regente vencedor do Concurso Nacional Eleazar de Carvalho, Arakaki é mestre em regência orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA). Nos Estados Unidos teve aulas com grandes mestres da regência, entre eles Sir Neville Marriner, Leonard Slatkin e David Zinman.
O concerto tem como convidados os músicos Flávio Gabriel e Dárcio Gianelli, integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Antes de ingressar na OSESP, Flávio Gabriel fez parte da Orquestra Jovem das Américas, com quem participou de turnês pela Europa, América Latina e Estados Unidos. Foi também durante cinco anos (2006 a 2009) principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Dárcio Gianelli venceu vários concursos internacionais de trombone nos Estados Unidos, onde completou seu curso de mestrado (Juilliard School). Passou a integrar a OSESP em 2006, depois de quatro anos como trombonista da Orquestra Sinfônica da Galícia em La Coruña, na Espanha.
Serviço:
Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com regência do maestro Marcos Arakaki e participação dos solistas Flávio Gabriel (trompete) e Dárcio Gianelli (trombone).
Local: Paróquia Bom Pastor (Rua Victorio Viezzer, 810 – Vista Alegre)
Data e horário: 24 de setembro (sexta-feira), às 20h
Entrada franca
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Data e horário: 25 de setembro (sábado), às 18h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (Clube do Assinante Gazeta do Povo ou um quilo de alimento não perecível)
Informações: (41) 3321-2840
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista