22.06.2012Seminário discute audiovisual e educação na Cinemateca

A Cinemateca de Curitiba sedia, de 27 a 30 de junho, o 1º Seminário Audiovisual e Educação, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com a Aliança Francesa. O evento conta com a participação do crítico, ensaísta e professor de cinema francês Alain Bergala, que pela primeira vez vem a Curitiba e será responsável pela palestra de abertura do evento, às 19h desta quarta-feira (27), com tradução simultânea.

Tendo como proposta discutir as relações entreeducação eaudiovisual (cinema, vídeo e televisão), o seminário oferece mesas-redondas com especialistasque trabalham nessa área, completando-se com a exibição de filmes e vídeos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente na Cinemateca, limitadas à lotação da sala, que é de 104 lugares. Os participantes receberão certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná.

A presença de Alain Bergala, que foi editor-chefe da revista Cahiers du Cinéma, mostra a importância do seminário. Bergala leciona na Universidade Paris III e é autor de vários estudos sobre o cinema, entre eles “A Hipótese-cinema”, publicado na coleção dos Cahiers du Cinema, no qual trata das relações entre cinema e educação.

A relação de debatedores inclui os nomes de Ana Dillon, responsável pelo Projeto Imagens em Movimento, no Rio de Janeiro; Glaucia da Silva Brito, professora de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná; Aldemara Pereira de Melo, coordenadora da TV Paulo Freire; Paulo Vítola, diretor-presidente da TV e-Paraná; Maria Angélica dos Santos, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual, em Porto Alegre (RS); e Juliana Sanson, integrante do Projeto Olho Vivo, em Curitiba.

Ao lado de produções francesas de renomados diretores, serão exibidos filmes e vídeos paranaenses, resultantes de oficinas com crianças e adolescentes participantes do Projeto Olho Vivo e do Projeto Experiência do Olhar, desenvolvido por alunos da Faculdade de Artes do Paraná, dentro do Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR). Também serão mostrados os trabalhos de alunos das oficinas realizadas no Festival de Cinema da Lapa 2012. 

 

Serviço:

1º Seminário Audiovisual e Educação

De 27 a 30 de junho de 2012

Inscrições antecipadas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco), das 9h às 12h e das 14h às 17h30, limitadas à lotação da sala (104 lugares).

Certificação pela Universidade Federal do Paraná

Autor: Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

imprimir voltar