24.04.2018Semana do choro celebra 20 anos das orquestras à Base de Corda e à Base de Sopro

A abertura da Semana Nacional do Choro, na noite desta segunda-feira (23/4), marcou o aniversário de Pixinguinha, o centenário de Jacob do Bandolim e os 25 anos do Conservatório de MPB de Curitiba, palco do evento. Mas não foram esses os motivos principais da celebração. Depois de 15 anos sem subirem ao palco juntos, os integrantes da Orquestra à Base de Corda e da Orquestra à Base de Sopro festejaram os 20 anos de criação dos dois grupos.

“Um dia especial, com felizes coincidências. São 20 anos dedicados à pesquisa da música brasileira e esse concerto memorável apresentou todo o carinho e esforço que trabalhamos durante esse tempo”, explicou o maestro da Orquestra à Base de Corda, João Egashira.

A abertura da apresentação contou com a presença do mais novo conjunto do Conservatório de MPB de Curitiba, o Grupo Brasileiro, criado em 2015 com jovens de 13 a 19 anos. “Essa noite provamos que na música quanto mais se fragmenta melhor fica", ressaltou Milton Karam, diretor cênico. "As orquestras eram um só grupo até Roberto Gnatalli decidir dividi-las e resultou nessas maravilhas. Já o Brasileiro surgiu a partir do Coral Brasileirinho.”

O repertório da noite também foi marcante. Obras inéditas do Pixinguinha, resgatadas por Marco Antônio Cunha, diretor do Selo do Vinil, foram executadas pelos grupos. O regente e diretor artístico da Orquestra à Base de Sopro, Sérgio Albach, declarou alegria em apresentar as canções. “Nada melhor do que esse dia para lançar oficialmente um repertório inédito do Pixinguinha”, afirmou.

Na plateia, o músico Luiz Macedo destacou o trabalho de resgate da história da música brasileira feito no Conservatório de MPB. “Fico bem feliz de começar a semana assim, revendo amigos e assistindo à arte curitibana. Essa interação que se desenvolve aqui durante todo o ano, com apresentações gratuitas e música de qualidade, é muito importante.”

Graziela Ragazzon levou a filha Maya, de 4 anos, ao show. “Eu soube do evento pelas mídias sociais e resolvi conferir. Ainda não conhecia o espaço e me surpreendi”, comentou.

De Salvador (BA), Preciliano Rocha, 74 anos, veio a Curitiba visitar a irmã e aproveitou para assistir ao concerto. “Está aprovadíssimo, vou acompanhar toda a programação da Semana do Choro. Acredito que vim a Curitiba na melhor época do ano.”

Outras atrações da Semana Nacional do Choro:
Bate-papo Deo Rian – bandolinista Rio de Janeiro
O Legado de Jacob do Bandolim
Data: quarta-feira, 25 de abril
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Roda de choro especial com Conjunto Choro e Seresta
Data: quinta-feira, 26 de abril
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66, São Francisco)

Orquestra à Base de Corda convida Deo Rian
Show em homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim
Datas: sexta-feira (27/4), às 20h, e sábado (28/4), às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)