01.07.2022Semana do Canto Coral reúne 300 vozes e se integra à Oficina de Música

As vozes de quase 300 coralistas entoarão homenagens ao regente e compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006), importante personalidade do canto coral brasileiro. Ele é o homageado da 7ª Semana de Canto Henrique de Curitiba, que neste ano se integrada à programação da 39ª Oficina de Música de Curitiba e também ao Inverno Curitiba.

A abertura será nesta sexta-feira (1/7), no Memorial de Curitiba, e as apresentações vão até domingo (3/7). A entrada tem valor simbólico de R$ 1 (programação no final).

Serão três dias de encontros de corais, concertos e uma palestra sobre a obra do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, fundador do Coral Ars Nova, da Universidade Federal de Minas Gerais. O grupo formado em 1964 se tornou um dos mais representativos do Brasil na arte do canto coral.

Ars Nova se apresentou em mais de 15 países e recebeu vários prêmios em concursos internacionais, entre os quais se destacam o Arezzo, na Itália, o Cantonigrós, na Espanha, o Neuchâtel, na Suíça, e o Grand Prix absoluto no 7º Festival Internacional de Atenas, na Grécia, em 1998.

Missa Afro-brasileira
Conhecido como compositor nacionalista por sua íntima ligação com a música popular e folclórica brasileira e pela força de suas composições afro-brasileiras, Carlos Alberto Pinto Fonseca deixou, além de um rico repertório inspirado no folclore nacional, um grande número de obras impressionistas e de vanguarda pouco executadas pelos coros brasileiros. Sua obra mais conhecida é a Missa Afro-brasileira – de Batuque a Acalanto.

Carlos Alberto Fonseca foi também regente titular da Orquestra Sinfônica da UFMG e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Como regente convidado, esteve à frente das principais orquestras brasileiras. Ele foi também um dos fundadores do Festival de Inverno da UFMG.

Palestra e concertos
Com direção artística de Mara Campos, a abertura da VII Semana do Canto Coral será no dia 1º, com uma apresentação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e coros convidados, na Capela dos Fundadores, no Memorial de Curitiba.

O legado do maestro será tema de uma palestra, no dia 2 de julho, no mesmo local, com o professor Ângelo Fernandes, de Campinas, que também tem se destacado por sua dedicação à música vocal e à pedagogia do canto.

Parcerias
A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR.

Semana de Canto Coral na 39ª Oficina de Música
Sexta-feira, 1º/ 7
19h – Abertura da VII Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba
Apresentação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e coros convidados