25.09.2013Semana Cultural terá 31 mil vagas para profissionais da educação municipal

Começam na próxima quarta-feira (25) as inscrições para a Semana Cultural da Rede Municipal de Educação, evento promovido pela Prefeitura de Curitiba, de 21 a 25 de outubro. Durante cinco dias serão oferecidas 31 mil vagas para diferentes atividades artísticas culturais que vão contemplar, além dos 18 mil servidores da educação, grupos de profissionais de instituições conveniadas e estudantes municipais. A ação é parte do projeto EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba.

A programação da Semana Cultural incluí espetáculos, shows, debates, passeios e exposições e outras representações artísticas culturais. São opções em diferentes horários e espaços da cidade e a escolha das atrações caberá aos participantes.

As inscrições serão feitas gratuitamente no site www.cidadedoconhecimento.org.br, pelo programa Aprendere, de acordo com a agenda organizacional da unidade onde o profissional atua.

O profissional inscrito receberá por e-mail a confirmação, que deverá ser impressa e apresentada na bilheteria como ingresso. Os professores e os educadores participarão durante seus horários de permanência e os demais profissionais em escalas distribuídas ao longo da semana.

“O objetivo do evento é oferecer a todos os profissionais da educação a participação gratuita em apresentações de espetáculos e oficinas culturais de diferentes linguagens artísticas, integradas em uma semana intensiva, mobilizando todos os setores administrativos e pedagógicos da Rede Municipal de Ensino”, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Incluída no processo de formação continuada da rede municipal de ensino, a Semana Cultural substituí o Momento Cultural, inserido em 2007 na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) da educação infantil e estendido no ano seguinte aos profissionais do ensino fundamental. Os momentos culturais se resumiam a espetáculos didático-culturais, de curta duração.

Neste ano, a partir de uma nova formatação de SEP – com foco temático na qualidade do ensino – a opção da Secretaria Municipal da Educação foi deixar de promover o momento cultural como atividade complementar às palestras, garantindo uma programação diversificada, envolvendo múltiplas linguagens artísticas com espetáculos descentralizados, permitindo colocar lado a lado produtores de cultura e profissionais de educação.

O novo formato permitirá mais acesso e democratização da atividade cultural de forma integral, a partir da opção de cada profissional, em seu horário de trabalho e sem prejuízo às atividades pedagógicas. Com a realização da Semana Cultural, a Prefeitura garante uma imersão em arte e cultura, a partir do objetivo de formação continuada.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, a formação cultural dos profissionais da educação é necessária para a democratização dos saberes e fortalecimento da cidadania. “O evento não visa instrumentalizar o educador para a utilização da cultura enquanto recurso pedagógico, mas sim enriquecer tais relações, por meio da possibilidade da fruição artística em diferentes linguagens”, diz Cordiolli.

A realização da Semana Cultural é uma das ações do EduCultura, projeto que completa uma trilogia de ações que também abrangem os projetos EduPesquisa e EduTecnologia. Desde que foi lançado, em março deste ano, o projeto EduCultura colocou mais de 6 mil ingressos à disposição dos profissionais da rede de ensino do município

Com a programação intensiva da Semana Cultural, os profissionais terão acesso a apresentações culturais, realizadas em diferentes espaços da cidade, durante os horários de permanência dos profissionais que serão organizados em escalas distribuídas ao longo da semana.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar