Notícias
02.03.2017Selma Baptista no universo dos choros paranaenses
No próximo domingo (05) às 11h30, a cantora e compositora Selma Baptista lança seu primeiro CD “Choro encantado”, no Conservatório de MPB de Curitiba. Acompanham a cantora nesta turnê, músicos referenciais na cena do Choro de Curitiba: Vicente Ribeiro, direção musical e cavaquinho; Daniel Migliavacca, bandolim; Zélia Brandão, flauta; Vinícius Chamorro, violão de 7 cordas e Iê Dos Santos, pandeiro. A entrada é gratuita.
Em “Choro encantado”, as letras se mostram enraizadas em Curitiba, como no exercício histórico de Paulo Vítola ao pinçar nomes como “Rua da Cadeia”, “Rua da Carioca”, “Travessa das Casinhas”, sepultados pelo tempo, que deram vez aos endereços atuais. A música é do parceiro Marinho Gallera (“Choro de rua”).
O bar Dizzy (referência ao lendário trompetista DizzyGillespie) que serviu de cenário para um caso de amor, batizou uma das composições e o saudoso Bar do China, que existiu nos áureos tempos do Teatro do Paiol, também faz parte do roteiro. Em “Choro suicida”, retrato de fortes cores locais, até mesmo o locutor de programas policiais Ali Chaim, teve participação especial.
Com todos esses elementos, Selma Baptista sentiu-se à vontade naquilo que ela chama de “prosódia curitibana”. “É um disco de muita liberdade. Imito papagaio, faço referências, dei voz a uma polaca, enfim, brinquei comigo mesma num desprendimento total. Mas não fiz isso para mostrar técnica vocal. Com este CD deixo uma homenagem ao choro cantado”, resume.
Serviço:
Lançamento do CD ‘Choro encantado de Selma Baptista
Dia: 5 de março às 11h30
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66 – Centro Histórico
Ingressos: gratuito
- 05/08/2025 - História do cinema é tema de curso gratuito com 15 encontros na Cinemateca de Curitiba
- 05/08/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças