30.07.2010Saraus na Casa Hoffmann unem dança, teatro e música

Nesta segunda-feira (2), às 18h, começa na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento a série de saraus "Tardes de Dionísio", que tem como proposta ensaios abertos com bailarinos, coreógrafos, atores e músicos. A primeira atração do projeto é a leitura dramática da peça "Nós", de Douglas Daronco, sob a direção de Thadeu Peronne e assistência de Mazé Portugal. Participam também a coreógrafa Inês Drumond e as bailarinas Julianne Engelhardt e Hadiji Nagao. A entrada é franca.

Com produção e organização assinadas pelos autores teatrais Rogério Viana e Douglas Daronco, as atividades de dança, leitura de textos teatrais e performances de cantores e instrumentistas que integram as "Tardes de Dionísio" repetem-se nos dias 16 e 30 de agosto e 13 de setembro, sempre com novos espetáculos. O projeto oferece aos autores de Curitiba a oportunidade de mostrar suas criações em um espaço privilegiado, revelando ao público os talentos locais.

A peça teatral "Nós", de Douglas Daronco, que abre a programação, pode ser caracterizada como um drama psicológico, no qual a ação dramática se desenvolve em torno de Amélia e sua fixação pela maternidade. Dividido em três atos, o trabalho retrata a inquietude de uma mulher que, após perder a filha no parto, segue pela vida com sequelas psicológicas e físicas. O texto aborda as relações existentes no núcleo de famílias burguesas, colocando as questões para o espectador por meio da complexidade de personagens inseridos num espaço atemporal.

Thadeu Peronne, que responde pela direção do espetáculo, também atua na montagem, ao lado de Mazé Portugal, João Graf e Juliana Leitoles. A coreografia está a cargo de Inês Drumond, com apresentação das bailarinas Julianne Engelhardt e Hadiji Nagao. A música ao vivo é tarefa da Pangea União Musical, formada por Gabriela Bruel, Isaac Dias, Karla Izidro, Natalia Bermúdez e Tatiana Luiz. Ainda na parte musical, consta a obra "Istenem, Istenem", gravada pelo grupo Terra Sonora, em faixa especialmente cedida por Plínio Silva. Trata-se de música folclórica ancestral de origem húngara, tradicional na região da Transilvânia, na Romênia.

Abertura da série de saraus "Tardes de Dionísio" (ensaios abertos com atores, músicos, bailarinos e coreógrafos).
Leitura dramática da peça "Nós", de Douglas Daronco, sob a direção de Thadeu Peronne.
Data e horário: dia 2 de agosto de 2010 (segunda-feira), às 18h
Local: Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Rua Claudino dos Santos, 58 - Setor Histórico)
Entrada franca