19.09.2017Sala do Memorial celebra amizade entre Curitiba e Himeji

Para materializar a amizade entre o município e a cidade-irmã de Himeji, no Japão, o prefeito Rafael Greca inaugurou nesta segunda-feira (19/9) a sala expositiva Himeji, no Memorial de Curitiba. Na ocasião, também foi aberta a exposição da maquete do Castelo Himeji, considerado um Tesouro Nacional do Japão e um dos edifícios históricos mais visitados do País.

Greca destacou a importância de celebrar a amizade com a cidade-irmã. “Esta sala Himeji vai ficar para sempre aqui no Memorial da cidade. E agora nós trouxemos a maquete do fabuloso Castelo de Himeji, para que possa também ser visitado pelo grande público que todos os domingos lota esse prédio. Assim me parece, a cidade-irmã fica mais bem lembrada”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, Noboyuki Nagata, representante da Província de Hyogo, no Japão, leu uma mensagem escrita pelo prefeito de Himeji, Toshikatsu Iwami, que agradeceu ao carinho e ao respeito de Greca em expor a maquete em um espaço com localização estratégica na cidade e que é conhecido por abrigar cultura e diversão.

Para o cônsul geral do Japão no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, a criação da sala é uma importante iniciativa para fortalecer as relações bilaterais entre Curitiba e o Japão, principalmente com a cidade de Himeji. “Essa maquete, que representa o símbolo de Himeji, e que vai ficar aqui no coração da cidade, representa um carinho grande que o prefeito dá para essa irmandade, não somente para a cidade de Himeji, mas para a província de Hyogo”, avalia o cônsul.

Após os pronunciamentos, integrantes do grupo folclórico do Nikkei Curitiba apresentaram o Nihon Buyo, dança artística tradicional japonesa. O evento marca o início das comemorações do Haru Matsuri, festival que celebra a chegada da primavera.

Participaram da cerimônia Teichum Hiramatsu, da Associação Brasileira de Dekasseguis e o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkei Curitiba, Rui Hara.
Também prestigiaram a solenidade o deputado federal Luiz Nishimori, a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto e o Administrador da Regional CIC, Raphael Keiji.

A maquete
A maquete em exposição é a do Castelo de Himeji, cidade japonesa irmã de Curitiba. A obra foi doada à cidade em 1997 e instalada na Praça do Japão.
O castelo surgiu em 1346, na forma de um edifício de madeira. A configuração atual, com 82 edifícios, é de 1580. Tem uma só entrada, várias passagens secretas e seu exterior é todo branco. Também conhecido como Castelo da Garça Branca, o complexo é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1993.

Irmandade Curitiba-Himeji
Desde maio de 1984, Himeji é cidade-irmã de Curitiba. O documento de irmandade respeita e assimila as diferenças culturais. Faz avançar um intercâmbio que aponta para a cooperação e a paz desejada entre os povos do mundo inteiro.

Serviço: exposição da maquete do Castelo Himeji
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
Entrada gratuita

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar