Notícias
25.11.2019Ruas e prédios públicos homenageiam representantes da comunidade negra
Muita gente não sabe, mas duas das 17 Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba homenageiam mulheres negras. São elas a poetisa Laura Santos e a educadora e escritora Maria Nicolas, que dão nome às unidades do Tatuquara e de Santa Felicidade respectivamente.
Maria Nicolas também denomina a nova escola construída pela Prefeitura no bairro Santa Quitéria, enquanto Enedina Alves Marques – a professora que se tornou a primeira engenheira negra do sul do Brasil – é nome de rua no Cajuru. Estes são apenas alguns exemplos de pessoas negras que se destacaram em suas atividades e, por sua relevância social, dão nome a ruas e equipamentos públicos.
Referências por toda parte
Entre os homens negros, os irmãos e engenheiros Antônio e André Rebouças estão entre os mais lembrados para denominar logradouros públicos. O Engenho da Inovação, onde funcionam a Fundação Cultural e da Agência Curitiba de Desenvolvimento, fica na Rua Engenheiros Rebouças, no bairro Rebouças.
As homenagens aos dois não param por aí. O sobrenome dos irmãos, que no século 19 projetaram a via férrea que até hoje liga Curitiba a Paranaguá, virou nome de cidade no centro-sul do Paraná. Em São Paulo e Porto Alegre, a capital gaúcha, são conhecidas vias públicas.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania