Notícias
07.05.2019Ruas da Cidadania recebem exposição sobre mães de santo
A exposição “Mães de Santo, seus ritos, festas e celebrações aos Orixás”, sobre a vida de três mães de santo moradoras de Curitiba, será levada às regionais durante o mês de maio. Receberão a mostra as Ruas da Cidadania do Boqueirão, CIC e Fazendinha e o Centro Cultural Casa Kozák, que abrangem as regiões onde se situam alguns dos terreiros da cidade.
Por intermédio de fotografias, vídeos e áudios, a mostra traça a relação das mães de santo com suas crenças, religiosidade e as conexões que cada uma tem com os Orixás. As mães de santo retratadas são Sandra de Xangô, Dalzira Yaguná e Vilma de Iemanjá.
A ideia principal é aproximar novas gerações com o intuito de desmistificar as opiniões formadas sobre religiões de matrizes africanas. O projeto, idealizado pelos produtores culturais Gil Rhodrigues e Helen Patrícia Bastos do Prado, foi realizado por meio do edital de Patrimônio Imaterial do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.
Serviço:
Exposição “Mães de Santo, seus ritos, festas e celebrações aos Orixás”
9 e 10 de maio – Rua da Cidadania Boqueirão – Av. Marechal Floriano, 8430
14 a 17 de maio – Centro Cultural Casa Kozak – R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba
21 a 24 de maio – Rua da Cidadania CIC – R. Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 – CIC
28 a 31 de maio – Rua da Cidadania Portão-Fazendinha – R. Carlos Klemtz, 1100 – Fazendinha
Entrada franca
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/05/2025 - Painéis, igrejas e erva-mate:7 opções de roteiros guiados pelo patrimônio histórico de CuritibaA Fun
- 12/05/2025 - Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- 12/05/2025 - Aprenda marchetaria, violino e desenho artístico na Rua da Cidadania do Boqueirão
- 09/05/2025 - Conheça a história dos restaurantes de Curitiba, os espaços mais disputados no Dias das Mães
- 08/05/2025 - O desafio de criar filhos e arte: a maternidade no caminho mulheres da cena cultural de Curitiba
- 08/05/2025 - Batalha de rima na CIC, cinema e circo movimentam a agenda cultural Curitiba
- 07/05/2025 - Cine Passeio recebe festival Animatiba, com mais de 220 filmes
- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba