12.07.2012Rodrigo Santoro e Alinne Moraes em cartaz no Cine Guarani

Um dos atores brasileiros mais versáteis, Rodrigo Santoro encarna o jogador de futebol Heleno de Freitas, no filme “Heleno”, em cartaz no Cine Guarani do Portão Cultural. Na produção de 2011, dirigida por José Henrique Fonseca, também estão os artistas Alinne Moraes, Othon Bastos e Herson Capri, expoentes da televisão, teatro e cinema do Brasil.

Rodado em preto e branco, o filme conta a história do craque Heleno de Freitas (1920 – 1959), que ficou famoso nos anos de 1940, tanto pelo desempenho dentro de campo quanto pela personalidade difícil e polêmica fora dele. Numa atuação impecável de Rodrigo Santoro, desfila na tela a trajetória de Heleno, principal jogador do Botafogo daquele tempo. Bonito, charmoso e refinado nos salões elegantes da época de ouro do Rio de Janeiro, Heleno era apaixonado pelo clube em que atuava e conhecido pelo gênio explosivo nos campos de futebol.

Inspirado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, do jornalista Marcos Eduardo Neves, a obra mostra que Heleno tinha certeza de que seria o maior jogador brasileiro de todos os tempos. Mas a guerra, a sífilis e as desventuras de sua vida desviaram seu destino, numa jornada de glória e tragédia.

Além de ter talento, sucesso e dinheiro, o craque era sedutor, conquistando, sem muito sacrifício, as mulheres mais belas – entre elas uma cantora com quem tinha uma relação casual (Angie Cepeda) e Silvia (Alinne Moraes), que viria a ser sua mulher. Nos relacionamentos pessoais e profissionais, Heleno assumia uma postura arrogante e egocêntrica. O jogador, que também vestiu a camisa da seleção, ainda passou pelo Boca Juniors, o Vasco (quando obteve seu único título estadual, em 1949), o Atlético Junior de Barranquilla, o Santos e o América, onde encerrou tristemente a carreira.

O filme que a Fundação Cultural de Curitiba leva ao Cine Guarani, com ingressos a preços acessíveis, já percorreu festivais internacionais, colhendo um prêmio de melhor ator no Festival de Havana 2011 para Rodrigo Santoro, que perdeu 12 quilos e treinou com o ex-jogador Cláudio Adão para entrar na pele de Heleno.

Filme ”Heleno” (BR, 2011 – 116’ – drama), dirigido por José Henrique Fonseca, tendo no elenco Rodrigo Santoro, Alinne Moraes, Othon Bastos. Classificação 14 anos.

Local: Cine Guarani (Portão Cultural – Av. República Argentina, 3.430 – Portão).

Data e horários: em cartaz até o dia 2 de agosto de 2012, com sessões às 18h e às 20.

Ingressos; R$ 5, R$ 2,50 (meia-entrada) e R$ 1 (no domingo).

Atenção: O Cine Guarani funciona de terça-feira a domingo, permanecendo fechado às segundas-feiras.