19.02.2020Ritmo contagiante do samba anima estudantes municipais no Portão

 Desde que soube que a turma da escola iria participar de uma atividade de Carnaval na Rua da Cidadania do Portão, que Kauhany Emanuely Batista, 9 anos, estava ansiosa com o passeio. “Estou achando tudo muito bacana, não vejo a hora de começar”, contou a aluna da Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo.

Quem também estava feliz com o passeio e brincadeiras com o Curitibinha, era a Maria Eduarda de Jesus Gross, 9 anos, aluna da Escola Municipal Itacelina Bittencourt. “Eu gosto muito de Carnaval, já me fantasiei de princesa Sofia e estou adorando tudo”, disse Maria Eduarda.

Ao todo 275 alunos de três escolas municipais da Regional Portão se deixaram levar pelo som contagiante e se divertiram com a Aula de Iniciação ao Samba, que aconteceu nesta quarta-feira (19/2), na Rua da Cidadania do Portão.

Professores, alunos e moradores da região acompanharam a peça teatral, formada por atores e músicos do Conservatório de MPB, que fazem um passeio pela história de um dos ritmos mais populares no Brasil.

“Vamos colocar no coração dos curitibinhas o amor pelo samba, uma das mais belas expressões da nossa música”, disse Rafael Greca. O prefeito acompanhou a apresentação e depois brincou e dançou com as crianças.

Compositores consagrados como Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Martinho da Vila, Chiquinha Gonzaga e o curitibano Lápis (Palminor Rodrigues Ferreira), foram lembrados através de sua obra.

Para a pedagoga Suzilene Cabral, que trabalha no núcleo da Regional Portão, prestando atendimento às escolas e crianças especiais, o evento foi muito importante. “Essa é uma atividade social e cultural que insere toda a sociedade”, disse Suzilene.

Alunos da Escola Municipal Jardim Santos Andrade também participaram da atividade organizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

A apresentação pré-carnavalesca foi encerrada com a presença do cortejo real do Carnaval de Curitiba formado pelo rei Momo, Felipe Júnior Oliveira de Souza Frausino, a rainha Jéssica de Almeida Barbosa, as princesas Joyce Kelly Alves Ramiro dos Santos e Edna dos Santos Souza, e um casal de bonecos gigantes.

Também participaram da aula a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, além do administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha.

Próximas regionais a receber a Aula de Iniciação ao Samba
Dia 20/2 – Boqueirão (10h30) e Cajuru (15h)
Dia 21 – Pinheirinho (10h30) e Bairro Novo (15h)

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: SMCS

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar