Notícias
04.04.2014Revista de quadrinhos revela humor feminino de cartunistas
Os mais diversos temas servem de inspiração para os desenhos de mulheres cartunistas que integram a revista “As Periquitas”, com lançamento às 19h deste sábado (5), na Gibiteca de Curitiba, instalada no Solar do Barão. O trabalho de humor em quadrinhos é uma iniciativa da cartunista Crau da Ilha, que também participou de outra publicação pioneira nessa área, a revista “O Bicho”, editada pelo humorista Fortuna nos anos de 1970.
“As Periquitas” é um projeto antigo de Crau da Ilha, idealizado em meados da década de 1990, quando chegou a entrar em contato com 40 desenhistas, autoras de cartuns e charges ou de quadrinhos. Entretanto, como não havia estrutura para criar a revista, o projeto foi adiado. A disposição para fazer ressurgir a revista do campo das ideias teve um longo processo, partindo da postura ética de Cristina Merlo, pesquisadora de quadrinhos e vencedora do Troféu HQMix de 2004, com a tese sobre a revista “O Tico-Tico”, publicação brasileira de quadrinhos que circulou de 1905 a 1977.
Em 2000, Crau ofereceu o projeto para que Cristina o desenvolvesse, visto que a pesquisadora tinha contato com diversos profissionais da área. No final de 2013, encontraram-se no facebook, justamente quando havia um editor interessado em produzir a revista, e Cristina fez questão que Crau participasse de todo o trabalho. "Esse tipo de atitude é justamente no que acredito, assim como acredito no respeito aos direitos autorais e em outros valores éticos que tratamos de estimular ou de despertar pela crítica de costumes, por meio do cartum”, ressalta Crau.
A equipe de produção de “As Periquitas” conta, além de Crau e Cristina, com o apoio do editor e também cartunista Franco de Rosa, ao lado de colaboradores como Mariza Dias Costa, Claudia Kfouri, Natalia Forcat, Laerte e outras autoras de várias gerações e tendências.
Serviço:
Lançamento da revista “As Periquitas”.
Data e horário: dia 5 de abril de 2014 (sábado), às 19h.
Local: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito
- 10/06/2025 - Cinemas da Prefeitura exibem mais de 100 sessões do festival internacional de Curitiba
- 10/06/2025 - Exposição de ilustradores de Curitiba comemora centenário de Dalton Trevisan
- 09/06/2025 - Nova exposição no Muma desarma sentidos e faz público tocar nas obras de arte
- 09/06/2025 - Os últimos projecionistas de filmes em película do Paraná estão na Cinemateca de Curitiba
- 06/06/2025 - Programação especial traz histórias e leituras de contos de Dalton Trevisan, o vampiro de Curitiba
- 05/06/2025 - Prefeitura de Curitiba oferece 24 eventos culturais gratuitos de sexta a domingo
- 03/06/2025 - Patrimônio natural, parques e áreas verdes refletem identidade do curitibano
- 27/05/2025 - O som do tempo: Curitiba e região preservam 20 órgãos de tubo
- 26/05/2025 - Com sessões gratuitas, Cine Passeia leva filmes e pipoca aos bairros de Curitiba