Notícias
13.04.2015 Representante do MinC destaca gestão participativa da FCC durante seminário de formação
O Teatro do Paiol recebeu nesta segunda-feira (13) a primeira edição do Seminário do Programa de Formação Municipal na Área de Cultura – Promfac. Organizados pela Fundação Cultural de Curitiba, os seminários pretendem qualificar profissionais da prefeitura e da sociedade civil no campo da gestão de políticas públicas. O tema do primeiro evento foi o Sistema Nacional e Municipal de Cultura.
"Curitiba está sendo pioneira na participação popular e democrática nas políticas públicas de Cultura. E os resultados já são percebidos. Basta ver que a cidade abre espaço para um amplo debate. Como exemplo, temos estes seminários de formação permanentes, algo inédito no país e um pilar importante do Sistema Municipal de Cultura. As conferências municipais também se destacaram por ajudar a construir a minuta do projeto de lei do Sistema Municipal", avalia a chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Costa Moraes. Durante o evento, ela falou sobre a implantação dos sistemas nacional e municipal e participou de um debate com o público sobre o tema.
Margarete ressaltou ainda que os processos de formação são as melhores formas do poder público quebrar barreiras e preconceitos e aprimorar e qualificar a participação social. “A comunidade tem o dever e o direito de opinar nas políticas públicas. E quando as pessoas estão preparadas, a participação e os resultados são muito mais proveitosos”, disse.
Para o presidente da FCC, Marcos Cordiolli, a implantação do Sistema Municipal é um reconhecimento da cidade ao direito do acesso à cultura e à participação, e por isso aprovar a lei ainda este ano é uma prioridade. “A escolha deste tema para abrir os seminários de formação mostra inclusive a importância que tem para a cidade o debate e a aprovação do Sistema”, diz.
A minuta do Sistema Municipal de Cultura foi aprovada no ano passado durante a 1ª Conferência Municipal Extraordinária. Trata-se de um instrumento de planejamento, financiamento e execução da política cultural da cidade, que garante capilaridade e controle social nas decisões do setor.
Outro objetivo dos seminários é fazer aproximação com os municípios da Região Metropolitana. Nesta edição, participaram o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, José Martins Santos Silva, e da diretora do Departamento de Cultura da Lapa, Eloísa Murbach Arbigaus. Também participaram a diretora do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, Maria de Fátima Floriani, da pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Deise Cristina de Lima Picanço, e do ex-deputado Federal, Angelo Vanhoni.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista
- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado