Notícias
04.05.2010Relações entre cultura e desenvolvimento são discutidas em seminário
“A articulação entre cultura e desenvolvimento precisa ser construída. É necessário mostrar que a cultura é tão importante quanto a educação e a saúde”. A declaração é do professor José Marcio Barros, professor da PUC Minas e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural, que participou nesta terça-feira (4) do I Curso Gestão e Financiamento da Cultura e do II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento. José Marcio discorreu sobre cultura dos pontos de vista da antropologia, do direito e do desenvolvimento econômico, destacando os desafios da sociedade atual para efetivar políticas culturais.
“Não queremos que a cultura seja um acessório É algo que diz respeito à condição humana. É um conceito-chave para a interpretação da vida social”, disse. Para José Marcio, o desafio é fazer com que a participação da sociedade nas políticas públicas seja um dever do Estado. “Porque pensar cultura como direito é pensar nas decisões ligadas à área, ajudando a criar critérios para escolhas e prioridades, optando pela universalização da cultura.”
Segundo José Marcio, os avanços tecnológicos impõem uma reflexão sobre questões como os direitos autorais. “Temos que repensar a ética para estabelecer o equilíbrio frente a novas formas e práticas de informações num ambiente em que são reforçadas as práticas de pirataria”, diz. Para o professor, a sociedade do século 21 vive a era da informação, mas não cria condições de participação e de difusão de conhecimento.
Pensar a cultura como geradora de desenvolvimento é uma prática recente. José Marcio lembra que isso só começou a partir de fins do século 19. Para tanto, os indicadores são fundamentais. Mesmo assim, segundo ele, ainda hoje persiste uma visão distorcida de que o investimento em cultura pressupõe um retorno empresarial imediato. Para José Marcio, o papel da cultura não se esgota em gerar algum impacto na economia formal. A cultura integra o capital social, fazendo parte de um conjunto de valores que transcende a idéia de mercado.
Serviço:
Curso Gestão e Financiamento da Cultura e II Seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento
Local: Salão de Atos – Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, s/nº - Parque Barigui)
Data: até 7 de maio de 2010, das 9h às 18h.
Informações: seminario_info@fcc.curitiba.pr.gov.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br www.twitter.com/fcccuritiba
www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba
Acesse o conteúdo
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundacão Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas