26.02.2014Relação entre literatura e outras linguagens artísticas é tema de oficinas

Estão abertas as inscrições para as oficinas literárias “Cantos Paralelos” e “Ressonância – Performance e Poesia”, promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba. As duas oficinas trabalham a relação da literatura com outras linguagens artísticas. A oficina "Cantos Paralelos" tem o foco na criação através da paródia, relacionando música e literatura. Já a oficina "Ressonância" propõe a criação de performances a partir de poesias. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro na Coordenação de Literatura da Fundação Cultural – Palacete Wolf (Praça Garibaldi, nº 7). Informações: (41) 3321-3317.

Orientada por Marília Kubota, escritora, jornalista e mestre em Estudos Literários pela UFPR, a oficina “Cantos Paralelos” será realizada às terças-feiras, de 11 de março a 13 de maio, das 19h às 22h. Essa oficina tem como foco trabalhar com paródias, revisitando textos da literatura clássica e do cancioneiro popular, através das recriações de autores modernistas. Assim, Camões será visto pelo olhar de Gregório de Matos, Gonçalves Dias por Oswald de Andrade, Álvares de Azevedo por Antônio Maria, Fernando Pessoa por Caetano Veloso, a mitologia grega por Valêncio Xavier.

Cada encontro é dividido em duas partes. Na primeira, será apresentado o texto, o autor e o contexto histórico. Serão feitas análises do texto. A seguir, serão apresentadas as versões intertextualizadas. Os alunos serão convidados a fazer análises dessas versões. Na segunda parte da oficina serão estimulados a criar suas próprias versões e apresentá-las aos colegas. Os alunos não criarão canções, mas os que tiverem experiência e talento musical poderão arriscar a compor letras de música.

Performance e poesia – A oficina “Ressonância – Performance e poesia”, com o poeta, escritor, editor Ricardo Corona, também mestre em Estudos Literários pela UFPR, será realizada às quartas-feiras, de 12 de março a 14 de maio, no Teatro Universitário de Curitiba – TUC. Corona propõe o aprofundamento teórico e a experiência criativa a partir dos conceitos existentes para o que se convencionou chamar de poesia falada e que envolve outras definições, tais como registro oral, rap, trova, cordel, poesia sonora, poesia musicada, letra de música, trilha poética e oralidade espontânea.

Através de aulas-audição, será apresentada uma seleção diversificada de obras que exploram as estéticas da voz, do corpo e do som, demonstrando o uso de elementos de outras linguagens. Num segundo momento, voltado para a criação do poema com a finalidade de apresentá-lo ao vivo, a oficina propõe uma estratégia de criação – em consonância com estudos do som e sentido da palavra poética – valendo-se de todos os recursos existentes no próprio poema: aliterações, paranomásias, coliterações, rimas, assonâncias, contraponto, onomatopéias, contraste fônico, entre outros.

Serviço:
Oficinas literárias “Cantos Paralelos” e “Ressonância – Performance e Poesia”
Inscrições até 28 de fevereiro, na Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura – Palacete Wolf (Praça Garibaldi, nº 7)
Informações: (41) 3321-3317

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar