Notícias
24.04.2014 Regional Boqueirão escolhe representantes para a Conferência Municipal Extraordinária
Como resultado da primeira Conferência Regional de Cultura realizada, na quarta-feira (24), na Regional do Boqueirão foram escolhidos 9 delegados para representar a região na Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, marcada para 29 de maio a 1º de junho, com a finalidade de debater os marcos regulatórios do Sistema Municipal de Cultura. O encontro, na Rua da Cidadania, teve a participação de quase 100 pessoas o que determinou o número de representantes da Regional.
Foram eleitos como representantes da sociedade civil Arlete Klens, Isaías P. da Silva, Jefferson Lass, Fernando César de Oliveira, Milton Cezar Martins, Douglas Pereira Pontes dos Santos. Representam o poder público Stael Batista, Anna Carolina Azevedo e Juliano Passoni.
Segundo Elton Barz, assessor de Assuntos Institucionais da Fundação Cultural de Curitiba e coordenador da Conferência Extraordinária, a participação popular e democrática nas discussões é um dos aspectos importantes do processo. “A participação cidadã é um dos vértices do Sistema Municipal de Cultura. Quando concluído o processo, com a aprovação na Câmara Municipal de Curitiba, o nosso Conselho Municipal de Cultura será, além de consultivo, deliberativo e fiscalizatório. Teremos os marcos regulatórios do nosso sistema, como a constituição dos fóruns setoriais e regionais e a configuração dos nossos instrumentos de fomento e incentivo”, explica.
Calendário – Com a realização da Conferência Municipal Extraordinária no final de maio, a intenção da Fundação Cultural de Curitiba é encaminhar, no segundo semestre, para a Câmara Municipal, a Lei do Sistema Municipal de Cultura. A Conferência Extraordinária será precedida de conferências regionais, setoriais e conferências livres, para debates sobre o texto básico e eleição de coordenadores dos fóruns e delegados para a etapa final. O prazo para a realização das conferências setoriais e regionais vai até 25 de maio. Já estão agendadas conferências regionais na CIC (26/4 – 14h), Santa Felicidade (14/5 – 19h) e Cajuru (17/5), e conferências setoriais das Etnias Radicadas em Curitiba (17/5), Cultura Afro-brasileira (25/5) e Cultura Indígena (9/5).
De acordo com Barz, o Sistema Municipal de Cultura deve ser implementado como condição para Curitiba aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “Temos um calendário definido até 2015, quando concluiremos nosso Plano Municipal de Cultura, que se constitui num documento de metas e diretrizes para as políticas públicas de cultura para um período de 10 anos”, afirma Barz.
Dentro do Sistema Municipal de Cultura uma parte importante é o Sistema Municipal de Financiamento da Cultura, que será debatido na Conferência Extraordinária. O Conselho Municipal de Cultura ficou responsável por esse estudo e criou uma comissão auxiliar para levantar novas propostas nesta área.
1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura
CONSTRUINDO O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
15 de abril a 26 de maio: prazo para realização das Conferências Regionais, Setoriais e Livres. Cada Conferência será acompanhada pelo Conselho Municipal de Cultura.
Fóruns Setoriais:
1. Fórum Setorial de Artes Visuais;
2. Fórum Setorial de Design;
3. Fórum Setorial de Artesanato;
4. Fórum Setorial de Audivisual;
5. Fórum Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo;
6. Fórum Setorial de Música;
7. Fórum Setorial de Teatro;
8. Fórum Setorial de Dança;
9. Fórum Setorial do Circo;
10. Fórum Setorial de Artistas de Rua;
11. Fórum Setorial de Cultura Afro Brasileira;
12. Fórum Setorial de Cultura Indígena;
13. Fórum Setorial das Etnias Radicadas em Curitiba;
14. Fórum Setorial do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas.
Fóruns Regionais:
1. Fórum Regional do Boa Vista;
2. Fórum Regional de Santa Felicidade;
3. Fórum Regional da Matriz;
4. Fórum Regional do Portão;
5. Fórum Regional do Cajurú;
6. Fórum Regional do Boqueirão;
7. Fórum Regional da CIC;
8. Fórum Regional do Pinheirinho;
9. Fórum Regional do Bairro Novo.
29 de maio: Abertura da etapa final da Conferência Extraordinária
30 de maio: Debate do Regimento Interno da etapa final
31 de maio: Trabalho em grupo: Eixo 1- Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo 3 – Cidadania e Direitos Culturais; Eixo 4 – Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
1º de junho: Plenária Final.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas