09.04.2019Regional Boa Vista recebe espetáculo teatral sobre a fundação da cidade

Moradores da Regional Boa Vista – onde começou a história da cidade, há 326 anos – assistiram à encenação do Auto de Fundação de Curitiba, nesta terça-feira (9/4), na Rua da Cidadania. “Foi aqui perto, pela Vilinha do Bairro Alto, que começou a povoação dos campos de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, abrindo a aula de história a céu aberto que está sendo levada às dez regionais administrativas da Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade, ocorrido em 29 de março.

Cerca de 200 estudantes das escolas municipais Pilarzinho, Araucária e Professor Erasmo Pilotto e dos Centros de Educação Integral Lauro Esmanhoto, Ulysses Silveira Guimarães e Romário Martins assistiram ao espetáculo. Eles também homenagearam a aniversariante com duas canções que falam dela – Minha Cidade, de Carlos D’Oro, e Curitiba é Bonita Demais, de Paulo Hilário.

“Que orgulho dos nossos curitibinhas cantores”, disse o prefeito. “Com sua inventividade, são eles que vão tornar Curitiba a mais moderna e inovadora das cidades a partir do desafio lançado pelas oficinas de prototipagem dos Faróis do Saber e Inovação”, completou.

Tendo como fundo de palco uma reprodução do painel de Theodoro de Bona que retrata a fundação da cidade, o auto dura cerca de 15 minutos e reúne 13 atores que dão vida aos fundadores da cidade – índios Tindiquera e portugueses que, depois de chegarem pela Vilinha, fixam o marco zero da cidade onde hoje está a praça Tiradentes. O personagem Curitibinha, da coleção de livros didáticos Lições Curitibanas, interage com os demais, dirigido por Édson Bueno.

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; os secretários municipais da Educação, Maria Sílvia Bacila, e do Abastecimento, Luiz Gusi; a administradora Regional da Boa Vista, Janaína Gehr; e o vereador Alex Rato.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar