Notícias
15.12.2016Regional Boa Vista ganha "geladeira literária"
A comunidade da Regional Boa Vista já pode emprestar livros no Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania Boa Vista. Disponível desde o começo da semana, uma geladeira virou biblioteca e oferece cerca de 100 títulos.
A iniciativa pretende incentivar à leitura e funciona como a Tuboteca. Cada pessoa pode pegar um livro, sem custo e sem a necessidade de fazer cadastro e, após a leitura, o usuário deve devolver o exemplar no próprio local.
A biblioteca conta com diversas obras da literatura brasileira. Entre alguns dos títulos estão “Ontem Agora” e “Poemas inéditos” de Helena Kolody, “Ensaios” de Paulo Leminski, “Crônicas” de Domingos Pellegrini e Travessias de Adélia Maria Woellner.
A doação da geladeira veio da jornalista Valeria Prochmann, que obteve o conceito da “Geloteca” a partir de projetos semelhantes na cidade de São Paulo. “Sou ex-diretora da Biblioteca Pública do Paraná, já tive um trabalho grande com projeto de leitura e tudo que a gente puder fazer para levar o conhecimento até as pessoas, a gente deve fazer.”
Além disso, Valéria explica que o projeto não visa somente promover a cultura. "Beneficia também o meio ambiente, já que a geladeira que seria descartada, foi reutilizada e ganhou um novo sentido", concluiu.
imprimir voltar- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem
- 24/06/2025 - Cardume Caiçara: instalação com 450 tainhas de vidro feita por pescadores pode ser conferida no MuMA
- 18/06/2025 - Gaúcho da Fronteira: show no Guaíra tem ingresso solidário para Campanha do Agasalho de Curitiba
- 17/06/2025 - Com aporte da Prefeitura, produção de audiovisual curitibano pode receber até R$ 5 milhões
- 12/06/2025 - Fim de semana em Curitiba tem samba, teatro, circo e folclore; tudo gratuito