22.01.2020Referência em coral, regente capacita professores do MusicaR

A musicista e mestre em educação Ana Yara Campos está à frente das oficinas “Regência de Coro Infantojuvenil” e “Prática de Coro Infantojuvenil” nesta 37ª Oficina de Música de Curitiba.

Referência nacional na regência de coro infantojuvenil, Ana Yara Campos participou ativamente do movimento do coral paulista comandando grupos universitários e infantis. Prestou serviço ao Instituto Nacional de Música da FUNARTE, pelo Projeto Villa Lobos. Além de frequentar cursos fora do país, a regente teve aulas com a pedagoga Adriana Ribeiro e o maestro Roberto Schnorremberg.

As aulas funcionam como um coro laboratório. Durante a manhã, Ana Yara Campos ensina conceitos de regência musical, exercícios e estratégias para trabalhar com crianças e adolescentes. Depois os alunos têm a vivência de aplicar os conhecimentos nas aulas de musicalização do projeto MusicaR, no período da tarde.

“As oficinas focam em professores de música e interessados na regência de coros, mas com pouca prática em lidar com crianças”, comenta a arranjadora Ana Yara Campos.

Os resultados das oficinas serão demonstrados, neste sábado (25/1), às 10h30, na Capela Santa Maria. Com direção musical de Ana Yara Campos, o concerto gratuito apresenta o repertório elaborado nas dinâmicas das oficinas de Regência e Prática de Coro Infantojuvenil.

Sempre que tem a oportunidade, Cíntia Vidigal participa das aulas ministradas pela musicista. “Já é a terceira vez que venho a Oficina de Música de Curitiba para ter aulas com a Ana e toda a vez aprendo algo novo. Ela é maravilhosa”, diz a paraense.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, da Secretaria Especial da Cultura e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa – Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema FIEP, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio master do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Autor: SMCS

Fonte: SMCS