05.12.2019Público tem boas opções nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba

Além da extensa programação de espetáculos natalinos, o público tem boas opções culturais neste fim de semana, especialmente nos cinemas da Fundação Cultural de Curitiba. Os cines Passeio, Guarani e Cinemateca têm opções para todos os gostos. Tem também show da Banda Lyra no Teatro do Paiol e festa da comunidade ucraniana no Parque Tingui.

Programação dos espaços da Fundação Cultural

A Felicidade não se Compra

O clássico natalino de 1947 será exibido, nesta sexta-feira (6), pelo projeto Natal no Terraço Passeio. Estrelado por James Stewart, o longa-metragem conta uma emocionante história sobre a importância de ter boas companhias ao nosso lado.

As sessões de filmes no Terraço Passeio são parte da programação especial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. Confira toda a programação de filmes no site www.cinepasseio.org.

Serviço: Natal no Terraço Passeio
Data: 6/12 (sexta-feira)
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
*em caso de chuva, as sessões serão canceladas

Peça reflete sobre a relação do homem com a violência

De quinta a domingo, a relação da sociedade com a violência é tema do espetáculo teatral Bem-vindo à espécie humana, nova montagem da Companhia Brasileira de Teatro. As atrizes Cássia Damasceno e Giovana Soar recontam, de maneira cômica, toda a evolução da humanidade e o despertar de seus sentimentos mais agressivos.

Serviço: Bem-vindo à espécie humana

Data: até 15/12 (de quinta-feira a domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco)
Classificação: 16 anos

Banda Lyra homenageia ex-integrante do grupo

A Banda Lyra Curitibana sobe ao palco do Paiol para homenagear o saxofonista Daniel Miranda, ex-integrante do grupo. As apresentações terão participação dos músicos Julião Boêmio (cavaquinho), Vinicius Chamorro (violão 7 cordas) e Luís Rolim (percussão). No repertórios, composições de artistas curitibanos como Wilson Moreira, Maé da Cuíca, Cláudio Peba.

Serviço: Banda Lyra Curitibana
Data: 6/12 e 7/12 (sexta-feira e sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) – os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Paiol ou da Capela Santa Maria. Vendas on-line: https://www.aloingressos.com.br/ (com taxa administrativa)

Neorrealismo italiano é o tema de História(s) do Cinema

A série História(s) do Cinema retoma as atividades, neste sábado (7), com o clássico do cinema neorrealista Paisà, de Roberto Rossellini. O filme é divido em seis tramas que se desenrolam na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Proposto pelo Cineclube do Atalante, as sessões do projeto História(s) do Cinema relembram as principais correntes artísticas da linguagem cinematográfica.

Serviço: Paisà
Horário: 16h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)
Entrada Franca

Produções paranaenses estreiam no Cine Guarani

O cinema feito no Paraná marca presença neste sábado (7), no Cine Guarani, com os curtas A Linha Escarlate, de Jean Bris, e Juramento, de Jul Leardini. Juramento trata do dilema ético de uma médica que tem que salvar o filho do criminoso que deixou sua filha paraplégica. A Linha Escarlate segue a trama de Beatriz que, quando criança, começou a enxergar uma linha vermelha presa ao seu dedo anelar, o que mudou para sempre o modo como ela vê o mundo ao seu redor.

Serviço: A Linha Escarlate e Juramento
Horário: 15h
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Avenida República Argentina, 3430 – Portão)

Alunos do MusicaR preparam concerto especial

No Memorial de Curitiba, os alunos das regionais Cajuru, Boa Vista, Santa Felicidade e Portão do projeto MusicaR apresentam um concerto de Natal, neste sábado (7), às 19h30. Cerca de 200 alunos cantam músicas natalinas de várias culturas e regiões diferentes. O MusicaR é um programa da Fundação Cultural de Curitiba voltado à educação musical de crianças e jovens.

Serviço: concerto de Natal do MusicaR
Data: 7/12 (sábado)
Local: Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro)

Comunidade ucraniana celebra São Nicolau

A comunidade ucraniana se reúne no Parque Tingui, neste domingo (8), para a Festa de São Nicolau. Na Ucrânia, São Nicolau representa o verdadeiro espírito do natal. O evento ainda conta com outras atrações da cultura e da culinária ucraniana.

Serviço: Festa de São Nicolau
Data: 8/12 (domingo)
Horário: 10h – comidas e artesanatos típicos | 15h – chegada de São Nicolau
Local: Memorial Ucraniano – Parque Tingui (Rua Dr. Mbá de Ferrante, s/nº – São João)