Notícias
08.02.2021Público é observador e observado em mostra de arte digital
Uma exposição de arte digital em que o observador é também observado. Assim é Para Continuar Navegando, dos artistas Fabiana Caldart e Felipe Gomes, em cartaz no Portão Cultural até 31 de março.
Planejado para ser uma reflexão sobre a forma como as pessoas usam os recursos tecnológicos do mundo virtual, o projeto se tornou ainda mais atual no contexto da pandemia do novo coronavírus, quando elas se valem da tecnologia para interagir com o mundo das mais variadas formas.
Para Continuar Navegando consiste nas instalações Li e Concordo, Não Li e Concordo e um vídeo publicitário que faz pensar sobre como as pessoas avaliam a relevância dos conteúdos a que estão expostas por intermédio desses recursos tecnológicos. Projetor, microcomputador Raspberry Pi com Tensorflow em Python, luzes infravermelhas e câmeras são os recursos utilizados, além de vídeos editados a partir de imagens gratuitas sob creative commons e textos baseados em peças publicitárias de super aplicativos ajudam a criar a percepção.
O título da mostra tem duplo sentido. Ao mesmo tempo em que remete à assinatura digital dos termos de aceite exigidos no mundo virtual, muitas vezes assinados sem a leitura prévia, refere-se à forma como o público entra no espaço da mostra. Sem se dar conta, ele aceita fazer parte da exposição quando está chegando ao museu e tem sua imagem registrada por uma câmera. A armadilha sutil é percebida somente quando se vê no telão da Sala de Arte Digital do Museu Municipal de Arte (MuMA).
“É uma reflexão sobre o quanto abrimos mão da privacidade, nos expomos e sujeitamos a esse tipo de vigilância. Mais do que nunca, na pandemia, temos nossas ações intermediadas por algum dispositivo até para comer”, resume a curitibana Fabiana, que tem formação em Artes Visuais e também trabalha com fotografia. Em 2017, no Paço da Liberdade, participou da mostra coletiva Em Caso de Soluço. De Foz do Iguaçu, Felipe Gomes traz para a mostra referências da sua formação em Arquitetura e do interesse pela área de Sociedade e Tecnologia.
Covid: precauções na entrada
A mostra é a primeira atração do MuMa depois da reabertura do espaço, este ano, de acordo com as novas condições sanitárias decorrentes da epidemia da covid-19. Para entrear no local, é necessário chegar usando máscara adequadamente colocada no rosto, passar pela verificação da temperatura corporal e higienizar as mãos com álcool em gel. O produto está disponível na portaria do andar térreo do MuMA, na Avenida República Argentina. Na entrada, um funcionário distribuirá senhas e explicará ao público as novas regras de circulação.
São admitidos somente 35 visitantes ao mesmo tempo. Do térreo, onde estarão abertos os banheiros, o público poderá subir pela escada até o 1º andar para a visitação. Apenas pessoas com necessidades especiais podem usar o elevador. Os visitantes também não poderão retornar ao ponto de chegada. O objetivo do protocolo que estará em vigor no centro cultural é organizar o fluxo de visitantes.
Serviço: Exposição Para Continuar Navegando
Período: até 31/3
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h
Local: Sala de exposições de Arte Digital (República Argentina, 3.432, junto ao terminal de ônibus do Portão
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba