18.02.2010Prorrogadas as inscrições para edital do Mecenato

O edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010 teve suas inscrições prorrogadas até 20 de março. A novidade do edital é o estabelecimento de critérios diferenciados para artistas iniciantes e não-iniciantes.

As inscrições para o edital do Mecenato Subsidiado 2009-2010 podem ser feitas até 20 de março de 2010. O prazo foi prorrogado, dando mais tempo para que artistas e produtores possam apresentar seus projetos culturais. Uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, o Mecenato tem como diferencial, este ano, o estabelecimento de critérios diferenciados para artistas iniciantes e não-iniciantes. O edital encontra-se disponível no site da Fundação Cultural (www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br), link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de inscrições”. Os projetos devem ser postados pelos Correios, via Sedex.

A distinção entre proponentes iniciantes e não-iniciantes tem o objetivo de promover a identificação e o desenvolvimento de agentes culturais locais, permitindo o conhecimento e o estímulo ao seu trabalho. São considerados “iniciantes” todos aqueles que não tenham apresentado projetos no âmbito do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura e que ainda não detenham reconhecimento público, caracterizado pela existência de divulgação ou de crítica especializada do trabalho em qualquer formato de mídia (exceto internet, quando em caráter exclusivo).

São contempladas no edital do Mecenato Subsidiado as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados pelo Mecenato é de R$ 80 mil para os não-iniciantes e de R$ 40 mil para os iniciantes. Ambos têm o compromisso de apresentar uma contrapartida social.

Mais informações sobre o edital do Mecenato Subsidiado podem ser obtidas pelo e-mail:
paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br.