10.12.2010Prorrogadas as inscrições para a 29ª Oficina de Música

Foram prorrogadas até dia 16 de dezembro as inscrições para a 29ª Oficina de Música de Curitiba. Com o patrocínio da Petrobrás, a Oficina acontece de 9 a 29 de janeiro de 2011. Dos 86 cursos, 33 ainda têm vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.oficinademusica.org.br. Um dos cursos que ainda têm vagas é o de música peruana. Nessa minioficina, os alunos vão aprender a tocar o cajón com o professor peruano Rafael Santa Cruz, que participa de vários workshops pela Europa e América Latina. Instrumento simples e barato, o cajón vem se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores. Revelou-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. Hoje é tão comum a presença do instrumento nas apresentações flamencas que muitos imaginam ser sua origem espanhola.

 

O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade. Acompanha praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente ou microfonado em apresentações ao vivo. Para quem quiser fazer o curso mais longo de cajón pode frequentar a oficina do italiano Marco Fadda, que toca diversos instrumentos de percussão étnica e popular.

 

Ritmos da Venezuela e Caribe - Joropo, merengue venezuelano, gaita, sangueo. São esses os ritmos que o professor venezuelano Aquiles Baez vai ensinar no curso de ritmos da Venezuela e Caribe. Violonista, arranjador, compositor e produtor musical, Aquilez Baez é a história viva da música de seu país. No curso, o músico vai falar das três culturas que determinaram a música na Venezuela (indígena, espanhola e africana). Para participar é preciso ter domínio de algum instrumento e saber ler partitura.

 

Música boliviana - "O substrato índigena em diferentes ambientes da música boliviana" é outro curso que ainda tem vaga. O saxofonista e flautista Álvaro Montenegro, da Bolívia, vai dar uma visão geral da influência da música indígena em várias formas da música boliviana: folk tradicional, urbano, jazz, rock e erudito. Nas aulas haverá leituras, audições, vídeos e prática com instrumentos nativos dos Andes.

 

 

Serviço:

 

29ª Oficina de Música de Curitiba

 

CursosdoNúcleo de Música Latino Americana

 

Local: UTFPR - Av. Sete de Setembro, 3165

 

"Música do Peru" Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14 às 17h. "Ritmos da Venezuela e Caribe"

 

Data e horário: 24 a 27 de janeiro, das 14 às 17h.

 

"O substrato indígena em diferentes ambientes da música boliviana"

 

Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h

 

Inscrições: R$50,00

 

"Percussão do Mundo - Cajón Power"

 

Data :20 a 29 de janeiro, das 14h às 17h

 

Inscrição: R$100,00

 

Período de inscrições: até 16 de dezembro, no site

 

www.oficinademusica.org.br

 

Informações: (41) 3321-2839 ou (41) 3321-3315 e

 

oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br.

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar