09.01.2019Projetos aprovados no Mecenato Subsidiado captam recursos junto às empresas

Desde o dia 02 de janeiro, 113 projetos aprovados na modalidade Mecenato Subsidiado do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura já conseguiram captar recursos junto às empresas patrocinadoras. Do montante, 68 projetos foram aprovados nos editais 034 e 035, lançados em 2016, e 45 projetos são dos editais 038 e 039, lançados em 2017.

“Este será mais um bom ano para cultura curitibana. O número de projetos que já iniciaram a captação é superior ao do ano passado, o que demonstra que estamos conseguindo reduzir o acúmulo de projetos aguardando para captar recursos. Em breve teremos o equilíbrio entre os valores disponíveis e a demanda”, destaca Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Reserva
De acordo com Ana Cristina, todos os empreendedores que iniciaram a captação mínima de 5% do valor aprovado para o projeto, terão os recursos garantidos para sua realização.

“Não basta termos projetos aprovados, precisamos garantir que eles sejam executados, pois isto é o que movimenta a economia criativa da cidade, gerando emprego e renda, além de promover o acesso da população a atividades culturais de qualidade. Vamos manter as regras atuais de reserva dos recursos para não prejudicar os proponentes que estejam com projetos em andamento”, explica.

A reserva dos recursos é feita a partir do momento em que um proponente capta o percentual mínimo de 5% do valor aprovado para o projeto. Com este montante ele pode iniciar a realização do trabalho. Como cada proponente tem até dois anos para captar os recursos, o restante do valor fica reservado para que ele não tenha prejuízo durante este período, e vai sendo liberado a medida que são feitas as captações.

Investimentos
A produção cultural continua contando com grande apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba. O cenário cultural ganhou novo impulso a partir de 2017, com a retomada dos investimentos do Fundo Municipal da Cultura, que havia ficado praticamente paralisado por dois anos. Desde o início desta gestão já foram lançados 20 editais do Fundo, totalizando investimentos de R$ 7,5 milhões para fomentar a cultura na cidade.

“Os editais da Lei de Incentivo à Cultura, sejam os do Mecenato, com a captação de recursos, ou os do Fundo Municipal, fortalecem a produção cultural da cidade. Em 2018 o montante investido foi de R$ 18,6 milhões, nas duas modalidades. Estamos trabalhando para ajustar os processos para que não aconteça mais o acúmulo de projetos aguardando para captar os recursos, e a lei volte a ter a sua regularidade”, destacou Ana Cristina de Castro.

Edital
E os editais do Mecenato Subsidiado 2018/2019 – categorias Iniciante e Não Iniciante, continuam com as inscrições abertas até 22 de fevereiro. Os valores máximos por projeto tiveram aumento em relação aos editais anteriores: para os de proponentes não iniciantes o valor é de R$ 158.400,00, e para os iniciantes é de R$ 79.200,00.

São contempladas todas as áreas das artes e da cultura: Música, Artes Cênicas (compreendendo teatro, dança, circo e ópera), Audiovisual (compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio), Literatura, Artes Visuais (compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas), Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e Folclore, Artesanato, Cultura Popular e Demais Manifestações Culturais Tradicionais.

Os editais estão disponíveis em: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/avisos/ .

Fonte: FCC