Notícias
30.03.2015Projeto Tuboteca completa dois anos com 136 mil livros arrecadados
As Tubotecas de Curitiba completaram dois anos de atividade, no último sábado (28), com 136 mil livros arrecadados junto a empresas, instituições, escritores locais e a comunidade em geral. Nos últimos 12 meses, o programa da Fundação Cultural de Curitiba, IPPUC e URBS recebeu 81 mil livros – número 45% maior em relação ao primeiro ano projeto quando foram arrecadados 55 mil exemplares.
Para comemorar a data, a FCC promoveu na sexta-feira (27) a leitura de poesias de Joaquim Simões e Carlos Drumond de Andrade e a leitura de texto em homenagem a Curitiba com a própria autora Claudia Santos (poeta baiana radicada em Curitiba) nas estações tubo que abrigam as bibliotecas.
A coordenadora de literatura da FCC, Mariane Torres, participou das atividades e enfatizou que além de continuar doando é importante que o usuário faça a devolução dos livros. "Para que mais pessoa tenham acesso aos livros é fundamental que as pessoas devolvam ou compartilhem com outras pessoas o exemplar que emprestou", lembrou Mariane.
Destino adequado
A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. Do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para Casas da Leitura e bibliotecas especializadas da FCC, associações de moradores, presídios, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Exemplares em mau estado de conservação vão para a reciclagem.
Como doar
As doações de livros podem ser feitas em qualquer equipamento mantido pela Fundação Cultural, nas Casas da Leitura, na sede da Fundação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 – Rebouças), no Ippuc (Rua Bom Jesus, 669 -(Juvevê) e na sede da Prefeitura (Avenida Cândido de Abreu, 817 – Centro Cívico).
As publicações passarão por uma triagem antes de serem levadas para as Tubotecas. Aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitos livros com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico. Cada Tuboteca tem capacidade para cerca de 150 livros que privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil.
Tubotecas em funcionamento
Estações Praça Rui Barbosa: 4 unidades
Linha Expressa Pinheirinho – Rui Barbosa
Linha Expressa Pinhais – Rui Barbosa
Linha Expressa Centenário – Campo Comprido
Estação Central: 2 unidades (rua Presidente Faria em frente ao Correio)
Linha Expressa Santa Cândida – Capão Raso
Estação Praça Carlos Gomes: 1 unidade
Linha Expressa Boqueirão
Ligeirão Boqueirão
Estação Carlos Gomes: 1 unidade (rua Lourenço Pinto em frente ao hospital Paciornik)
Ligeirão Pinheirinho – Carlos Gomes
Estação Marechal: 2 unidades (Linha Verde)
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas