Notícias
24.04.2023Projeto que resgata acervo de Helena Kolody é apresentado a Greca
O projeto que está reunindo e classificando todo o acervo de livros, manuscritos e poesias inéditas deixados pela poeta paranaense Helena Kolody foi apresentado, nesta quarta-feira (19/4), ao prefeito Rafael Greca. Quem está à frente da iniciativa é o sobrinho-neto da autora, o historiador Eduardo Kolody Bay, que esteve com Greca no Palácio Solar 29 de Março, no Centro Cívico.
“Apoiamos com muito entusiasmo esse importante trabalho, que também se refere à Curitiba para onde Helena se mudou, viveu e desenvolveu sua obra maravilhosa”, disse o Prefeito, que foi amigo pessoal da autora. A iniciativa é apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba.
A poeta
Filha de imigrantes ucranianos, Helena Kolody nasceu em Cruz Machado, no Sul do Paraná, em 1912, e morreu em Curitiba, aos 91 anos, em 2004. Na capital paranaense ela também atuou como professora. Foram 23 anos lecionando no Instituto de Educação do Paraná.
Ela publicou seu primeiro poema (A Lágrima) aos 16 anos e o primeiro livro (Paisagem Interior), em 1949. Cidadã Honorária de Curitiba e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Paraná, Helena também foi membro da Academia Paranaense de Letras. Em Curitiba, dá nome a uma escola da rede municipal de ensino.
Acervo
Segundo Eduardo, são cerca de 5 mil itens que estão em fase de higienização e digitalização. “Ainda temos muito trabalho pela frente e muitas possibilidades de que destino dar a todo esse material, que inclui caixas de manuscritos. A criação de um museu virtual é uma possibilidade”, disse.
Participaram do encontro de apresentação do projeto a Presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, e o diretor de Patrimônio Cultural do órgão, Gabriel Serratto Paris; e a assessora de Comunicação do projeto, Renata Peterlini.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/07/2025 - Doe um agasalho, pague meia e assista à estreia de Superman nos cinemas da Prefeitura
- 09/07/2025 - No mês de férias, mais de 20 atrações literárias ocupam Casas da Leitura em Curitiba
- 07/07/2025 - Banda da Caximba volta da Alemanha com prêmios e chancela para disputar mundial
- 07/07/2025 - Cursos de artes gráficas, games e cultura geek na Gibiteca e no Estúdio Riachuelo: inscrições abrem
- 04/07/2025 - Caminhada gratuita pelas igrejas históricas de Curitiba acontece neste sábado
- 04/07/2025 - Cine Guarani, no Portão Cultural, tem programação especial para as férias de julho
- 01/07/2025 - Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez
- 01/07/2025 - Arte digital e games: Estúdio Riachuelo abre inscrições para colônia de férias
- 30/06/2025 - Do Japão a Curitiba, Cinemateca tem cinco mostras especiais em julho
- 25/06/2025 - Gibiteca celebra a arte de Claudio Seto e as histórias da feira do Largo da Ordem