05.03.2013Projeto levará mais cultura, tecnologia e pesquisa para profissionais da educação

 Um novo programa de formação continuada da Prefeitura de Curitiba vai beneficiar 17 mil profissionais da rede municipal de ensino. O programa reúne diversas ações e projetos voltados prioritariamente ao incentivo à pesquisa, formação em tecnologia e acesso à cultura.

As novidades e cronograma de implantação do programa foram apresentados na manhã desta terça-feira (5), durante encontro do prefeito Gustavo Fruet com diretores e vice-diretores de escolas, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e centros municipais de atendimento especializado (CMAEs), no Salão de Atos do Parque Barigüi. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, também esteve presente ao lançamento.

Serão capacitados professores, educadores, pedagogos, apoios escolares e agentes administrativos.
“Este é um movimento para promover a participação mais ativa dos profissionais do ensino no processo de educação da cidade”, disse o prefeito Gustavo Fruet ao público, formado por aproximadamente 200 gestores escolares dos núcleos regionais de educação do Bairro Novo, Boqueirão e Matriz. Fruet ressaltou a prioridade que a administração municipal dará a educação, ao longo dos próximos quatro anos.

“Sintam-se seguros, pois reafirmo que nosso trabalho será com muito diálogo, franqueza e com a valorização de todos vocês”, disse Fruet.

Três novos projetos têm destaque dentro do novo Programa de Formação Continuada. EduCultura, EduTecnologia e EduPesquisa que estão em fase final de elaboração e em breve serão implementados.

Parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o EduCultura vai facilitar e incentivar o acesso dos servidores da educação a espaços e eventos culturais da cidade. Em todos os eventos promovidos diretamente pela Fundação Cultural, ou em parceria com outros produtores, haverá uma cota de ingressos para os profissionais da educação. Serão oferecidas entradas para cinema, teatro, dança, artes visuais, apresentações musicais e eventos literários.

“A intenção é dar condições para releituras e diferentes interpretações de mundo, extrapolando os muros da escola”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, acompanhou o lançamento e ressaltou a importância do trabalho articulado entre cultura e educação, na formação dos profissionais do magistério.

“O acesso às várias frentes culturais é imprescindível para a formação continuada dos profissionais. Queremos compartilhar 100% dos equipamentos da Fundação Cultural com vocês”, disse Cordiolli, às equipes da educação. O lançamento oficial do projeto Educultura será feito no dia 14 de março, dentro das comemorações pelos 320 anos de Curitiba, no Teatro Paiol.

A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, destacou a importância dos profissionais da educação para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. “Nossa administração busca uma sociedade formada por pessoas mais integradas, mais igualitárias. Isso passa pela educação, pelo trabalho diário de cada um de vocês”, disse Mirian.

Projeto Piloto - Com o projeto EduPesquisa, a Secretaria da Educação reformula e aprimora práticas que aproximam a escola da universidade. O projeto piloto será desenvolvido a partir do segundo semestre, motivando o professor a se tornar pesquisador, sendo mais do que um professor, e sim um especialista em sua área.

O projeto EduTecnologia dará aos profissionais do ensino formação para usar tecnologias em suas atividades cotidianas. Também incentivará o uso construtivo de redes sociais, blogs e microblogs. Além de contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores, o EduTecnologia promoverá novo passo no uso das tecnologias nas salas de aula.

Outra novidade apresentada no encontro foi formato da Semana de Estudos Pedagógicos, principal instrumento de capacitação profissional da educação. Um novo modelo permitirá maior integração dos participantes e os processos de inscrição e registro de frequência serão simplificados.

Ao fim do encontro, os gestores da educação assistiram a apresentação musical do acordeonista, João Pedro Teixeira com participação especial do violonista e guitarrista, Luciano Pasinato.

João Pedro Teixeira acaba de lançar seu segundo disco da carreira, o "Novas Cores". Incentivado por Hermeto Pascoal, João Pedro buscou nova linguagem musicalpara o seu instrumento. O exemplo pode ser conferido no clássico "Brasileirinho", de Waldir Azevedo. Além de receber a parceria dos arranjos de João e Hermeto, o acordeonista inovou em sua execução. Outros ícones musicais estão presentes neste trabalho, como é o caso de Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Autor: Assessoria de Imprensa FCC

Fonte: SMCS

Compartilhe:

imprimir voltar