24.06.2014Projeto da Copa leva oficina e pesquisa sobre doces alemães típicos de Curitiba para Salvador

Através do edital do Ministério da Cultura voltado para eventos na Copa do Mundo, a pesquisadora curitibana Juliana Reinhardt, aprovou seu projeto Oficina Doces Tradicionais Alemães. Juliana que é historiadora e nutricionista, é autora da tese de doutorado "Dize-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade”, pesquisa sobre tradições culinárias de alemães em Curitiba. O objetivo do edital é promover intercâmbio entre culturas do país nas cidades-sede da Copa do Mundo. Por isso, a oficina sobre doces alemães vai para Salvador nos dias 03, 04 e 05 de julho e serão realizadas no Centro Universitário Estácio da Bahia.

Para realizar cinco oficinas de elaboração dos doces tradicionais alemães, ministradas pela artesã curitibana de doces D. Rosamaria Lohman Konieczniak, o projeto recebeu R$ 78.250,00. Cada oficina atenderá a um público de 30 pessoas, com o objetivo de ensinar a fazer alguns dos doces tradicionais alemães, com duração de 4 horas. A doçaria alemã, presente na mesa dos descendentes de imigrantes, além de refinada, se traduz em um bem cultural transmitido de geração para geração. Transmitidos de mãe para filha, seja através apenas da oralidade, seja pelos cadernos de receitas, trazem consigo histórias da Curitiba do século XX, de eventos marcantes como os primeiros contatos dos alemães com as terras curitibanas, destacando o período que compreendeu as duas grandes guerras mundiais.

As oficinas de elaboração dos doces são o ponto central do evento, e serão acompanhadas da exibição de um documentário que registrou a broa de centeio como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba no ano de 2008 e pela distribuição gratuita para cada participante de livros “A Padaria América e o pão das gerações curitibanas”, “Diz-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade” e “Entre Strudel Bolachas e Stollen: receitas e memórias”, todos de autoria de Juliana Cristina Reinhardt, proponente deste projeto. Juliana realizará nos intervalos um bate papo sobre o tema.

Doces Tradicionais
Entre os doces a serem ensinados estão o Kuchen ou Streuselkuchen (bolo assado coberto com farofa de manteiga e açúcar, podendo haver frutas em sua composição e servido nos finais de semana e comemorações); Stollen (bolo ou pão feito no Natal, com passas, frutas cristalizadas, nozes, castanhas e coberto com açúcar de confeiteiro); Strudel (formato de rocambole, massa finísssima e trabalhosa, feito a base de farinha de trigo e recheado com maças, passas, nozes, temperadas com manteiga, canela e açúcar); biscoitos de grande variedade, utilizando nozes, castanhas e chocolate, além de outras preparações.

Serviço
A programação da oficina consiste em uma palestra sobre a história dos imigrantes alemães de Curitiba a partir de sua culinária – ministrante: Juliana Cristina Reinhardt (nutricionista e doutora em História da Alimentação); 2- exibição de documentário de 26 minutos – A Broa nossa de cada dia – patrimônio cultural imaterial de Curitiba; 3- oficina de 2 a 3 receitas de doces tradicionais alemães – ministrante: Rose Konieczniak (artesã de culinária tradicional alemã).

 Local: Centro Universitário Estácio da Bahia
Endereço: Rua Xingu nº 179 Bairro Stiep

1ª OFICINA
Dia 03 de Julho | 8h ao 12h
Cucas: Farofa, frutas e chocolate
Biscoitos: Estrela (Zimsterne)

2ª OFICINA
Dia 03 de Julho | 14h às 18h
Stollen de Marzipã
Biscoitos: Speculatius / Vanilekipfel

3ª OFICINA
Dia 04 de Julho | 8h ao 12h
Torta Alemã | Biscoitos: Amanteigados Recheados / Amendoim

4ª OFICINA
Dia 04 de Julho | 12h às 18h
Tortas: Linzertorte e Torta do Céu
Biscoito: Amanteigada com Aparelho

5ª OFICINA
Dia 05 de Julho | 8h ao 12h
Strudel de Maçã - O famoso Apfelstrudel

Saiba mais em www.docesalemaes.com.br

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

imprimir voltar