Notícias
06.10.2017Programas de descentralização da FCC são apresentados em seminário na Argentina
O diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza, participou neste final de semana, em Buenos Aires, da Mesa de Cooperação de Cidades Criativas, dentro dos painéis que compõem o MICA – Mercado de Industrias Culturales Creativas Argentinas, um dos principais eventos de cultura da Argentina. Beto Lanza levou a experiência de Curitiba em programas de descentralização cultural.
“É um privilégio para a cidade de Curitiba, em particular para a Fundação Cultural, participar de um evento internacional importante como esse ao lado de cidades como Medellin, Montevideu e Santiago; apresentando um case de referência em gestão cultural, com foco em descentralização das ações culturais”, ressaltou o diretor de Ação Cultural da FCC.
Em sua apresentação, o diretor da FCC expôs as ações dos núcleos regionais de arte e cultura nas Ruas da Cidadania, os programas Curitiba Lê, Rede Sol, Vivências e Convivências 60+, Cinema nos Bairros, MusicaR e Nosso Canto, além das iniciativas com instituições parceiras e apoio a grandes eventos. O painel contou com a participação de representantes de outras cidades sul-americanas com o intuito de promover a troca de experiências e informações no setor cultural.
A capital paranaense foi a única cidade brasileira convidada a representar o país como referência em cidade criativa. “Curitiba veio apresentar seus programas de descentralização para as cidades pólos da Argentina. Então para a FCC é um reconhecimento internacional que nos deixa motivados para seguir com esse trabalho e ampliá-lo a exemplo do que acabamos de fazer com o projeto MusicaR”, afirmou Beto Lanza. O diretor de ação cultural lembrou ainda que a FCC recebeu convites para compartilhar a experiência da descentralização cultural em três cidades argentinas: Bariloche, Cordoba e Santa Fé e em Medellin, na Colômbia.
A abertura do evento contou com a participação do Ministro da Cultura da Argentina, Pablo Avelluto e do subsecretário de economia criativa da Argentina, Andrés Gribnicow além de representantes das cidades dos outros países participantes.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista