Notícias
23.03.2022Programação da Cinemateca celebra Curitiba na telona
Na próxima semana, Curitiba comemora 329 anos e a Cinemateca exibirá dois filmes, neste sábado (26/3) e domingo (27/3), às 16h, com entrada gratuita. As duas obras, um curta e um longa-metragem, têm relação com a história e cultura da cidade, mostrando o trabalho de alguns de seus artistas mais talentosos (programação abaixo).
O primeiro é o curta-metragem Em Busca da Curitiba Perdida, baseado em um conto do escritor curitibano Dalton Trevisan; e o segundo filme, Belarmino e Gabriela, é um documentário sobre o casal de músicos regionais paranaenses.
Já no dia 31 de março, às 19h, será exibido o curta documental A Pandemia em Curitiba (2021), registrando alguns meses de 2021 na cidade, antes e durante o período de vacinação contra a covid-19.
Em Busca da Curitiba Perdida
Dirigido por Estevan Silveira e baseado num dos contos do livro Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan, o curta Em Busca da Curitiba Perdida leva o espectador a uma viagem pela capital paranaense, passando pela Praça Tiradentes, as ruas do Centro, o Viaduto João Negrão, o bebedouro do Largo da Ordem, o Museu Paranaense e outros espaços.
Enquanto isso, o narrador se recorda destes lugares da cidade e traz para a tela uma reflexão sobre as várias “curitibas” que existem: aquela que é vista por quem vem de fora, aquela que os curitibanos presenciam, e a do narrador, e como todas essas visões de Curitiba são diferentes e únicas, mas simultâneas.
Belarmino e Gabriela
Já Belarmino e Gabriela é um documentário que, com depoimentos de pessoas próximas, reconstrói a vida e carreira de Salvador Graciano e Júlia Alves Graciano, mais conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. O casal de paranaenses formou uma dupla sertaneja de sucesso a partir dos anos 1940, passando com suas músicas por circos, programas de rádio e televisão.
Além disso, o filme intercala essas entrevistas com apresentações das canções da dupla por músicos paranaenses, feitas em um cenário inspirado em um circo, onde Belarmino e Gabriela costumavam se apresentar.
Serviço: Cinemateca de Curitiba – aniversário de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Grátis
DIAS 26 E 27 (SÁBADO E DOMINGO) – 16h
Em busca da Curitiba perdida
(BR, 2008, ficção, 15', livre. Direção: Estevan Silvera)
Belarmino e Gabriela
(BR, 2003, documentário, 85’, livre. Direção: Geraldo Pioli)
DIA 31 (QUINTA-FEIRA) – 19h
A Pandemia em Curitiba
(BR, 2021, Documentário, 33', livre) Direção: Luiz Luz
Curta-documentário que traz um mosaico visual da cidade de Curitiba durante alguns meses de 2021, antes e durante do início da vacinação da população contra a pandemia do covid-19. É um ensaio que coloca luz sobre as transformações, restrições e comportamentos sociais que fizeram – e fazem – parte da vida curitibana no cenário pandêmico. Produção da Stalker Filmes, com bate papo após a exibição.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas