Notícias
05.03.2020Programação cultural celebra os 327 anos de Curitiba
As Ruas da Cidadania das Administrações Regionais serão palco, a partir de segunda-feira (9/3), do Auto da Fundação de Curitiba. O espetáculo é uma encenação didática sobre as origens e a formação da cidade, que comemorará 327 anos no dia 29 de março, e se destina a estudantes da rede municipal de ensino e ao público daqueles espaços. As apresentações começam às 15h.
“O objetivo é manter viva a história de Curitiba e seus personagens históricos, por meio da arte do teatro, de forma lúdica, além de valorizar o sentimento de cidadania e pertencimento à cidade”, explica a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro.
Nos bairros
A Regional Portão/Fazendinha será a primeira a receber a peça, que contará com 13 atores nos papéis dos três fundadores de Curitiba – Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Mateus Leme – e o Cacique Tindiquera, entre outros. Com aproximadamente 15 minutos de duração, a montagem é inspirada no painel Fundação da Cidade de Curitiba, pintado em 1947 por Theodoro de Bona.
A seguir, o espetáculo poderá ser visto na Matriz (terça-feira, 10/3), Cajuru (sexta-feira, 13/3), Boa Vista (segunda-feira, 16/3), Boqueirão (terça-feira, 17/3), Pinheirinho (quarta-feira, 18/3), Bairro Novo (quinta-feira, 19/3), Santa Felicidade (sexta-feira, 20/3), CIC (segunda-feira, 23/3) e Tatuquara (quarta-feira, 31/3).
Outros locais
Na região central, O Auto da Fundação de Curitiba também será apresentado em outros dois espaços conhecidos do público: o Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, e o Passeio Público, perto dali.
No Memorial, a encenação está marcada para dois domingos: 15 e 29 de março, às 11h30. Será uma boa pedida para quem estiver pensando em dar uma passada na feira do Largo da Ordem.
No Passeio Público, uma versão estendida da peça terá como palco a Ilha das Ilusões ou Ilha dos Poetas em três fins de semana seguidos: dias 21/3 e 22/3, 28/3 e 29/3 e 4/4 e 5/4, sábados e domingos, às 17 horas.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: FCC
imprimir voltar- 16/09/2025 - Festival Primavera traz música e cultura durante quatro finais de semana
- 12/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau