14.07.2010Programa Ópera Ilustrada apresenta Sarapalha, de Harry Crowl

Ópera em um ato, baseada no conto de Guimarães Rosa, “Sarapalha”, do compositor Harry Crowl, sobre libreto de Renata Pallottini, tem montagem em Curitiba neste mês de julho, com récitas nos dias 16 e 17 de julho (sexta-feira e sábado), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. A montagem tem como regisséur Flávio Stein e elenco formado pelos cantores Lenine Santos, Bruno Spadoni e Silmara Campos. A direção musical é de Daniel Bortholossi e a produção executiva de Alvaro Collaço, com recursos advindos do Fundo Municipal de Cultura, através da programação Ópera Ilustrada, da Fundação Cultural de Curitiba.

Composta entre 1995 e 1996, a ópera “Sarapalha” respeita musicalmente o universo do interior do Brasil em Guimarães Rosa, tendo como característica a utilização de uma prosódia que valoriza o sotaque do interior do Brasil, com uma fluidez dramática que faz, muitas vezes, com que o canto se aproxime da fala. Outra característica forte é o uso de instrumentos pouco usuais em ópera como acordeom e violão, além de oboé, viola e percussão.

“Para mim, a idéia de escrever uma ópera esteve sempre presente. Estive atento não somente à música dramática, mas também às falas populares das várias regiões, durante muitos anos. Quando li o livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa, pela primeira vez, em 1982, o aspecto humano que transcendia o regionalismo me fascinou. O conto “Sarapalha” me chamou a atenção em especial. De alguma maneira, percebi que havia espaço para a música ali. A sonoridade das falas me fez refletir sobre as criações de alguns compositores do século XX, de terras muito distantes, mas que partiram de particularidades de suas culturas para criar um universalismo. Pensei numa ópera de câmara para manter o caráter um tanto intimista do texto e também, para viabilizar a montagem, resgatando assim um modelo de ópera anterior àquele consagrado pelo século XIX, que é o das grandes produções”, explica o compositor mineiro Harry Crowl, que está radicado em Curitiba há mais de uma década.

A estréia de “Sarapalha” aconteceu na Sala Brasílio Itiberê, da Secretaria da Cultura do Paraná, em Curitiba, em novembro de 1999. E, para este ano, está prevista outra montagem da ópera em Vitória, no Espírito Santo.

Sarapalha

“Sarapalha” é um dos nove contos que compõem “Sagarana”, obra essencial de Guimarães Rosa e considerada “divisor de águas” na literatura brasileira, sobretudo no que tange a literatura regional, por ter Guimarães adotado uma linguagem e abordagem intelectuais e de dimensões universais para retratar o homem do interior.

A narrativa traz dois personagens doentes pela malária, os primos Ribeiro e Argemiro, e uma criada. Ribeiro, certo dia, fala de sua mulher, Luíza, que fugiu com outro, e diz que se ela aparecesse até a febre sumiria. Ao final da conversa, Argemiro diz seu segredo: que estava apaixonado pela mesma mulher e põe-se a imaginar: quem sabe, ela não fugisse com ele. Os dois discutem e Argemiro é expulso de casa. Ele morre no campo, lembrando-se de Luiza, antes dela se casar com Ribeiro.

Harry Crowl

Natural de Belo Horizonte, estudou música e letras no Brasil, e nos EUA, na Juilliard School of Music. Foi delegado brasilleiro junto à ISCM (International Society of Contemporary Music), entre 2002 e 2006. Tem participado dos principais festivais dedicados à música contemporânea no Brasil, como as Bienais de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro), Festival Música Nova (São Paulo/Santos), ENCOMPOR (Porto Alegre), além do Festival Latinoamericano de Música Contemporánea (Santiago, Chile), " World Music Days" (Eslovênia, Suiça e Croácia), e o Meridian Festival (Romênia).

Com um catálogo, até o momento, de 121 obras, sua música tem sido executada e transmitida em programas de rádio no Brasil e em aproximadamente 25 países. Entre os grupos e orquestras que já executaram as suas obras, destacam-se o Trio Fibonacci (Canadá), o Ensemble Recherche (Alemanha), Orchestre de Flutes Français, Ensemble 2E2M (França), Moyzes Quartet (Eslováquia), The George Crumb Trio (Áustria), Orquestra de Câmara da Rádio Romena, Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba, Orquestras Sinfônicas do Paraná, de Minas Gerais e Municipal de Campinas. É professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio da Paraná Educativa FM.

Serviço:

Ópera Ilustrada – “Sarapalha”, de Harry Crowl

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data e horário: dias 16 e 17 de julho de 2010 (sexta e sábado), às 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Informações: 3321-2840