27.06.2016Programa garante mais acesso de pessoas com deficiência à dança

A Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançam nesta terça-feira (28), às 18h, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, o programa “Curitiba mais inclusiva na dança”. O programa contempla ações de inclusão da pessoa com deficiência no universo da dança, entre elas, capacitação de professores e educadores da rede pública e oferta de aulas gratuitas para a comunidade. 

A primeira ação do cronograma consiste na oferta de aulas semanais de dança contemporânea, incluindo pessoas com deficiência física, na Casa Hoffmann. As aulas serão coordenadas pela professora Andréa Sério Bertoldi, por meio do projeto de extensão “Limites em Movimento: Corpo em Questão”, da Unespar/FAP, que tem o objetivo promover acesso a metodologias de percepção do corpo e de criação artística em dança contemporânea a partir da diversidade de corpos com e sem deficiência físico-motora.

De acordo com o coordenador do programa, Moisés Batista, as aulas têm como foco a pessoa com deficiência, mas são abertas a qualquer pessoa que queira participar. “Esse programa veio reunir uma série de iniciativas que a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência já vem desenvolvendo em conjunto com a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude”, explica.

Outra ação prevista no programa é a realização de cursos de capacitação sobre procedimentos metodológicos com perspectiva inclusiva de pessoas com deficiências (físico-motora, sensorial e/ou intelectual), ofertados a multiplicadores de artes que atuam em instituições públicas de ensino e espaços culturais públicos da cidade de Curitiba.

No lançamento do programa haverá uma aula inaugural e a projeção de vídeos de trabalhos já realizados em Curitiba. As aulas semanais serão realizadas todas as terças-feiras, com turmas das 15h às 16h e das 16h às 17h. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência pelo e-mail curitibamaisinclusiva@sedpcd.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3363-5236 (Moisés).

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar