03.12.2015Programa CulturaEduca é destaque no Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, participou do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural. O evento iniciou na terça-feira (1º) e encerra hoje (3). O objetivo é impulsionar a construção de uma política nacional voltada à formação em arte e cultura. Organizado pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC), contou com a participação de gestores públicos, profissionais de cultura e educação, artistas, mestres de culturas populares e representantes de movimentos sociais.

Cordiolli foi um dos integrantes da mesa "Desafios das Políticas Públicas de Educação e formação Artística e Cultural" que encerrou a programação do primeiro dia do Seminário. Com mediação da secretária da Sefac/MinC, Juana Nunes, participaram também o pesquisador da UFBA e ex-secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, o secretário municipal de Educação de Palmas (TO), Danilo Melo Souza e a representante da OEI Brasil, Telma Teixeira.

O painel foi um importante momento de reflexão sobre experiências de políticas de Cultura e Educação capazes de transformar a realidade das escolas brasileiras. Cordiolli apresentou os programas desenvolvidos nas escolas públicas de Curitiba, o CulturaEduca, que aproximam espaços, produtores e movimentos culturais dentro da escola e levam os docentes para imersões em coletivo, grupos das diferentes linguagens artísticas, ampliando o repertório cultural dos professores. Falou também sobre a política da diversidade cultural implantada em Curitiba.

“Estimulamos a participação das escolas nos territórios culturais dos seus entornos, criamos, em nosso sistema de educação, um sistema paralelo, que engloba ações referenciais da cidade, como os Pontos de Cultura, articulando os Agentes Culturais como mestres de cultura, movimentos sociais, etc. E vamos criar também um sistema de formação cultural no próprio sistema municipal de cultura”, explicou. Para assistir ao vídeo da transmissão da mesa, clique aqui

Durante o seminário, foi redigida, colaborativamente, a "Carta de Brasília", que norteará as diretrizes de construção da Política Nacional de Formação Artística e Cultural. A carta se somará às propostas que vêm sendo recolhidas nas rodas de conversa promovidas pela Sefac com as escolas, artistas e gestores.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar