25.01.2019Professores emocionam plateia com A Arte da Fuga de Bach

Músicos de renome internacional apresentaram nesta quinta-feira (24/1), no Templo Evangélico Luterano, a peça musical A Arte da Fuga, escrita por Johann Sebastian Bach nos três últimos anos de vida. A apresentação fez parte da 36ª Oficina de Música e foi executada pelos professores de Música Antiga Rodolfo Richter, Rebecca Huber, David Wish e Jeniffer Morsches e James Johnstone.

O concerto agradou os irmãos Wellington e Eloise Mance. Ele é estudante do curso superior de Tecnologia em Luteria da Universidade Federal do Paraná. Para quem está iniciando na profissão de construir, fazer reparos e restauração de violinos e violas de arco, ouvir Bach foi maravilhoso. “Assistir a essa composição dentro de uma igreja, com professores renomados, foi fantástico”, disse o estudante.

Lucas Figueredo Alves é violinista e violista da Orquestra Barroca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e na Oficina está fazendo aulas de violino e viola, no curso de Música Antiga. “Dentro de um templo luterano é sensacional e também pelo fato de serem professores incríveis tocando instrumentos do tempo de Bach, interpretando da forma como era no século 18 com cordas, arco, gostei muito”, disse.

A Arte da Fuga é a obra instrumental mais extensa de Bach, compositor barroco, violinista, organista e cravista. É composta por 20 Fugas e cânones a quatro vozes, sem indicação de instrumentos. “Ele foi escrevendo várias versões poucos anos antes da sua morte. Não se sabe se é uma obra inacabada ou não”, explicou, na abertura do concerto, o violinista e professor Rodolfo Richter.

A programação da 36ª Oficina de Música vai até domingo (27/1) com muitos shows e apresentações, gratuitas ou com preços acessíveis. Acompanhe pelo site www.oficinademusica.org.br

Também é possível receber a programação pelo WhatsApp, cadastrando o número 41 9876-2903 (no Whats não precisa do 9 a mais) ou mande um “oi” pelo link https://goo.gl/ucboic para ser automaticamente cadastrado.

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar