12.05.2023 Presidente da FCC participa em Salvador do Seminário Nacional sobre a Lei Paulo Gustavo

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, participou nesta sexta-feira (12/5), em Salvador (BA), do Seminário Nacional sobre a Lei Paulo Gustavo, que tem o objetivo de capacitar gestores públicos e a sociedade civil sobre a aplicação da lei. Ana Castro, que é presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, da Frente Nacional de Prefeito, também esteve entre as autoridades da cerimônia de assinatura da regulamentação da Lei Paulo Gustavo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, realizada ontem (quinta-feira), na capital baiana.

Com a presença da ministra Margareth Menezes, o seminário prossegue até sábado, com mesas de debates que abordam temas como histórico da execução da lei, detalhes jurídicos e administrativos, fortalecimento dos sistemas e políticas culturais locais, acessibilidade e uso da plataforma TransfereGove pelos gestores. Os debates também serão acompanhados pela diretora de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Loismary Pache.

Em sua saudação, a presidente da FCC citou dados que demonstram o potencial da economia da cultura e do audiovisual. “Um estudo encomendado pela Netflix aponta que, em 2021, o setor do audiovisual no Brasil gerou uma receita total de R$ 56,937 bilhões. Somente a produção de filmes no Brasil representou uma receita de R$ 6,182 bilhões”, informou Ana Castro.

A presidente da FCC também falou sobre as perspectivas com a regulamentação da Lei Paulo Gustavo. “Junto com o Ministério da Cultura, os dois fóruns (o de secretários estaduais e o de secretários municipais de cultura) vamos dar início a esse trabalho com gestores de estados e municípios para atender na ponta os beneficiários da lei. Contem com a nossa parceria”, enfatizou Ana Castro.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar