13.08.2020Prefeitura inaugura Escola de Patrimônio na Praça Garibaldi

 A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), inaugurou nesta quinta-feira (13) a Escola de Patrimônio – Centro de Pesquisa em Patrimônio Cultural, voltada a desenvolver ações de preservação do patrimônio cultural, cursos de formação e capacitação técnica na área de restauro, e atividades de educação patrimonial. É uma iniciativa inédita no sul do Brasil, sendo o primeiro centro de pesquisa voltado à capacitação do profissional restaurador.

“A Prefeitura e a Fundação Cultural abrem mais um espaço de importância inquestionável na área de patrimônio cultural, com a parceria da UTFPR e de instituições reconhecidas mundialmente. Fruto de cuidadoso trabalho quando da implantação do programa Rosto da Cidade, trará valorosa contribuição na troca de conhecimento, aprendizagem, intercâmbio e debate para Curitiba”, destacou a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro.

"A nova parceria nos deixa muito felizes porque vem ao encontro de uma das principais linhas de pesquisa do nosso curso de Arquitetura e Urbanismo. Além disso, porque temos uma extensão forte e integradora com a comunidade", disse o diretor-geral e reitor eleito da UTFPR, Marcos Schiefler Filho.

Convênio
A Escola de Patrimônio é resultado de um convênio firmado no final do ano passado, que possibilitará a transferência de conhecimentos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, em associação com instituições internacionais de estudo e pesquisa com as quais a universidade paranaense mantém convênio. Entre elas estão as mais prestigiosas nessa área, como a École de Chaillot (França), La Sapienza (Itália), Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Tomar (Portugal).

“O tema do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico no Brasil é pouco desenvolvido e aqui os estudos são recentes. Nós precisamos da expertise dessas instituições estrangeiras”, disse a professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR, Giceli Portela, que está à frente do projeto junto com a Fundação Cultural de Curitiba.

Giceli enaltece o fato do poder público municipal apoiar uma iniciativa como essa. “A Prefeitura de Curitiba teve essa compreensão, mostrando que se aproxima das instituições de ensino e valoriza o desenvolvimento científico. Muitos jovens e os próprios profissionais da Prefeitura vão vislumbrar as possibilidades dessas conexões internacionais”, afirmou.

Sede
A Escola de Patrimônio fica em uma casa histórica localizada na Praça Garibaldi, na esquina com as ruas Kellers e Dr. Muricy, no bairro São Francisco. O espaço foi adaptado para as atividades internas de pesquisadores e estagiários, e também para cursos, palestras e conferências de especialistas da área.

O plano de trabalho será coordenado pela equipe acadêmica em conjunto com a Fundação Cultural de Curitiba. Entre as primeiras atividades, um ateliê de maquetes de unidades históricas para posterior exposição.

Para 2021, já estão previstos editais da FCC para oficinas de conservação e restauro de bens móveis, como acervo documental e artístico, e bens integrados, como murais e painéis.

“A pesquisa será um dos carros chefe da Escola de Patrimônio, pois a memória urbana de Curitiba, sua arquitetura e urbanização muito podem contribuir para ampliar o pertencimento e o reconhecimento da população com a cidade que a envolve, fator primordial para a valorização do nosso patrimônio cultural”, afirma Marcelo Sutil, diretor de Patrimônio Cultural da FCC.

Na Escola de Patrimônio também será instalada a biblioteca especializada Prof. Key Imaguire Júnior, formada pelo acervo de mais de 800 exemplares doados à Fundação pelo arquiteto, um dos primeiros coordenadores da Casa Romário Martins, embrião da atual Diretoria de Patrimônio Cultural.

Pesquisa
A parceria entre a Fundação Cultural e a UTFPR, que culminou na criação da Escola de Patrimônio, é anterior ao convênio e já vinha se consolidando com o Rosto da Cidade, programa municipal de revalorização e requalificação do centro histórico de Curitiba, que contou com a participação do grupo de pesquisa de patrimônio arquitetônico da universidade.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar