Notícias
29.06.2018Prefeitura e Câmara formalizam devolução de verba e fazem parceria de cultura
Ao lado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quinta-feira (28/6), no Palácio 29 de Março, representantes da Câmara de Vereadores para formalizar a devolução de R$ 20 milhões para o município. O recurso faz parte da economia que o Legislativo conseguiu fazer do orçamento no primeiro semestre. Na ocasião, também foram assinados convênios para o restauro de 176 documentos históricos da Câmara pela Fundação Cultural de Curitiba.
“Eu digo muito obrigado pela devolução desses recursos, que serão usados na semaforização, melhorias nas condições de trabalho da guarda municipal; conservação dos bairros; e nas calçadas, que não são uma obrigação municipal, mas que vamos melhorar o acesso principalmente a creches a escolas, postos de saúde, e nas ruas que estão sendo revitalizadas”, disse o prefeito.
Greca afirmou ainda que os recursos vão ajudar a cumprir a promessa de entregar uma cidade melhor, mais bela e mais justa à população.
Restauro
Durante o evento, a Fundação Cultural também formalizou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para conservação, pela Casa da Memória, de 176 documentos históricos da Câmara de Vereadores. O objetivo é fazer a catalogação, digitalização, tratamento de imagens, inserção de imagens em sistema, inclusão de link, indexação, higienização, acondicionamento e guarda provisória de documentos históricos, além de exposições e publicações de interesse comum nas áreas de história, patrimônio histórico e artes. A duração do trabalho é de 24 meses. “Com isso, Curitiba passa a ser a única cidade do País a preservar integralmente sua memória”, disse o prefeito. “Uma cidade que quer ser moderna também tem que aprender a ser moderna”, afirmou Greca.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro, os documentos abrangem período de 1649 a 1937, como Atas da Câmara de 1649 a 1930; Livros de Audiência, livros de registros de ordens militares, de naturalização, cópias de leis municipais entre outros. “O objetivo é que a população tenha acesso a documentos históricos da cidade”, disse Ana Cristina.
Presenças
Também estiveram na cerimônia o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, os secretários de governo, Luiz Fernando Jamur; de Defesa Social,Guilherme Alberto; de Abastecimento, Luiz Gusi, de Meio Ambiente, Marilza Dias, e do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; os vereadores Bruno Pessuti, Mauro Ignácio, Dona Lourdes, Rogério Campos, Zezinho do Sabará, Tito Zeglin, Thiago Ferro, Tico Kusma, Helio Wirbiski, Dr. Wolmir, Maria Manfron, Beto Moares, e o líder do governo na Câmara de Vereadores, Pier Petruzziello.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas