Notícias
13.02.2025Prefeitura de Curitiba fará a transmissão ao vivo do Oscar na fachada do Cine Passeio
Prepare o coração e vá para a frente do Cine Passeio torcer pelo Brasil no Oscar 2025. No dia 2 de março, domingo de carnaval, a Fundação Cultural e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) promovem uma festa verde-amarela ao ar livre para celebrar o cinema nacional, com a projeção da cerimônia do Oscar ao vivo na fachada do cinema de rua da Prefeitura, no Centro.
O Brasil concorre ao prêmio com o filme Ainda Estou Aqui, em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres e sua atuação arrebatadora no papel de Eunice Paiva.
“Possivelmente, seremos a única cidade no país a fazer a transmissão do Oscar na fachada de um cinema de rua. A ocasião merece, pois o momento é muito especial, estamos em clima de Copa do Mundo e nosso representante tem grandes chances de trazer a ‘taça’ para o Brasil”, destaca o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
A festa em frente ao Cine Passeio é aberta a todos e começará às 21h, com a transmissão da passagem da estrelas do cinema pelo Tapete Vermelho do Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA), onde acontecerá a cerimônia do Oscar. Depois, continua com a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para os melhores do ano.
Curitibanos no filme
Ainda Estou aqui, dirigido por Walter Salles, tem dois roteiristas curitibanos: Murilo Hauser e Heitor Lorega, que adaptaram a história para o filme a partir do livro do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice Paiva, a protagonista.
A contribuição curitibana não para por aí. No elenco, talentos locais como Marjorie Estiano, Lourinelson Vladmir e Luiz Bertazzo brilham no longa brasileiro. Além disso, a empresa curitibana Lab: Lab Analógico, referência na revelação de filmes, transformou arquivos da época em imagens exibidas no longa.
“A cidade tem forte conexão com Ainda Estou Aqui e com a qualidade do cinema nacional, que está desbancado produções hollywoodianas de altíssimo investimento e o Cine Passeio cumpre um papel importante nessa jornada, dando espaço para os filmes nacionais. O público merece essa festa bonita que estamos preparando”, destacou Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Ainda Estou Aqui se tornou o filme mais visto da história do Cine Passeio de Curitiba, com quase 8 mil ingressos vendidos, desbancado Parasita, produção sul-coreana que ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro em 2020.
imprimir voltar- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 04/09/2025 - Jarid Arraes e Noemi Jaffe dividem mesa no III Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Casas da Leitura têm esquenta e esquentinha para o Festival da Palavra de Curitiba
- 03/09/2025 - Do cordel ao slam, Festival da Palavra de Curitiba oferece 38 oficinas gratuitas
- 01/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro
- 28/08/2025 - Passeio lotado? Conheça cinco curiosidades da Praça Generoso Marques sem sair de casa