Notícias
24.01.2016Pré-Carnaval eletrônico tem recorde de público e leva 100 mil à Marechal
A Avenida Marechal Deodoro recebeu neste domingo (24) mais uma edição do Pré-Carnaval Eletrônico de Curitiba. O evento teve um público recorde para o Carnaval de Curitiba, levando cerca 100 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, para assistirem às apresentações das atrações nacionais Alok e Illusionize, dos djs curitibanos Rafael Araújo, Repow, Sound Cloup, C.R.O.M.I. e Pombeatz.
ATUALIZAÇÃO – Sobre a dispersão do Pré-Carnaval Eletrônico, segundo a Polícia Militar, houve uma confusão com um pequeno grupo de pessoas no cruzamento da Marechal Floriano e Deodoro, quando a polícia foi obrigada a utilizar a tropa de choque. A situação foi contida rapidamente. Ninguém foi preso e não houve feridos. A organização do evento lamenta o ocorrido e ressalta que todo o esforço do planejamento do evento foi pautado pela segurança dos participantes. Contudo, este fato isolado não minimiza o sucesso do Pré-Carnaval Eletrônico.
As equipes de limpeza iniciaram o trabalho logo que o evento terminou, garantindo que a via esteja limpa para quem trabalha e mora no centro da cidade.
Sucesso de público em 2015, esta é a segunda vez que o evento eletrônico acontece no Pré-Carnaval, mostrando a importância do estilo para a cidade. "Hoje, depois de três anos de incentivo e reconhecimento da música eletrônica, conseguimos dar ao gênero o espaço que merece. Este Pré-Carnaval atraiu um público diverso que quebrou um recorde, fazendo deste o maior evento da história do Carnaval de Curitiba", avalia Igor Cordeiro, superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, realizadora do evento.
O empresário recifense Leandro Damascena, que veio a Curitiba a trabalho, aprovou o evento eletrônico. "Foi um exemplo de organização e segurança, o pessoal foi só pra se divertir e todos estavam com uma energia fantástica. Por ser do Recife e conhecer bem o Carnaval de lá, não esperava que em Curitiba também tivesse festa assim, com trio elétrico e tudo", disse ele, que ano que vem pretende voltar e trazer a esposa.
Atrações
Considerado como um dos principais djs do Brasil, o brasiliense Alok Petrillo, de apenas 23 anos, já se apresentou ao lado de grandes nomes da música eletrônica, como David Guetta e Armin Van Buuren. Natural de Goiânia, Pedro Mendes – o Illusionize –, também tem uma carreira destacada apesar da pouca idade, sendo considerado um dos artistas mais promissores da música eletrônica brasileira, tendo lançado a faixa "Bass" ao lado de Sharam Jey e Chemical Surf.
Já os artistas curitibanos foram escolhidos em parceria com a Aimec – Academia Internacional de Música Eletrônica. "É um grande prazer poder participar deste evento, que já é muito significativo e importante para a nossa cidade. O cenário musical eletrônico de Curitiba é conhecido no Brasil todo. E o Pré-Carnaval Eletrônico demonstra isso. Este evento é de suma importância para o desenvolvimento musical e cultural da cidade", diz o dj e produtor Rafael Araújo, que também é instrutor da Aimec.
Os djs se apresentam na seguinte ordem: Rafael Araújo, Sound Cloup, C.R.O.M.I., Pombeatz, Illusionize, Alok, Repow.
Bebidas e segurança
Mais uma vez foi proibida a entrada na área do Pré-Carnaval de Curitiba de garrafas, latas e isopores. Houve venda controlada de bebidas (cerveja, água e refrigerante) e de comida dentro do espaço reservado ao evento. A segurança foi reforçada, em três níveis de atuação: a Polícia Militar fez o policiamento do entorno do evento e a Guarda Municipal atuou dentro da área juntamente com mais 300 seguranças privados.
A via foi cercada entre os cruzamentos com a Travessa da Lapa e da Avenida Marechal Floriano, ganhando cerca de 60 metros de extensão. A capacidade da arena foi limitada e, uma vez atingido o público máximo (verificado de acordo com os critérios da Polícia Militar), a entrada de mais pessoas não foi permitida. Também não foi permitida a entrada de menores de 16 anos sem a companhia de um responsável.
O trânsito de veículos na Marechal Deodoro foi bloqueado a partir das 12h e a previsão de liberação era para as 23h.
Investimento
Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk –, a Prefeitura está investindo R$ 200 mil, destinados principalmente para infra-estrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a FCC conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança e demais necessidades.
O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zombie Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.
A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.
Programação do Pré-Carnaval 2016
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: FCC
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas