30.07.2014Portão Cultural recebe Washington Silvera para bate-papo sobre arte contemporânea

O Centro de Arte Digital do Portão Cultural recebe, no mês de agosto, o artista Washington Silvera para uma série de bate-papos sobre seu processo de criação, sua produção e a arte contemporânea. Os cinco encontros estão programados para acontecer nos sábados 2, 9, 16, 23 e 30 às 14h30. 

Desde sua primeira exposição em 1994, Washington Silvera participou de inúmeras mostras e performances no Brasil e no exterior. Em fevereiro deste ano, o artista lançou o livro "Viu?", publicação viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que registra boa parte de sua produção acumulada nos seus vinte anos de carreira.

Segundo o crítico e mestre em história da arte Fabrício Vaz Nunes, a obra de Washington Silvera é toda dedicada à elaboração de objetos mágicos. Porém, ao contrário de Duchamp (e apesar da sua óbvia influência), o artista opera com objetos substancialmente alterados. "São alterações em termos de material, dimensão, disposição espacial, construção; suas obras tomam objetos conhecidos, como mesas, raquetes de pingue-pongue, martelos, e os transformam em objetos “estranhados". Washington faz confundir a banalidade com o fantástico, extraindo poesia das coisas mais simples e comuns", finaliza Nunes.

Serviço:
Bate-papo com Washington Silvera
Dias: 2, 9, 16, 23, 30 de agosto
Horário: 14h30
Local: Centro de Artes Digitais do Portão Cultural
Ingresso: livre

Histórico do artista

Principais exposições coletivas
8ª Bienal Nacional de Santos em 2002, São Paulo; “Metaforismos Visuais” 2002 na Ybakatu Espaço de Arte; Bienal de Valencia 2007 “Encuentro entre dos mares” Valência, Espanha; “Pequeños Rituales Domésticos” na Galeria Cubo em Barcelona, Espanha 2007; “Os olhos mágicos das Américas” 2009, Museu Afro Brasil, São Paulo e “O Estado da Arte” no Museu de Arte Oscar Niemeyer, 2010 em Curitiba; além de 7 participações no Salão Paranaense no Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Participou da ARCO 2012 em Madrid, Espanha e do SP Arte 2012 em São Paulo.

Principais exposições individuais
“Esculturas”, Centro Cultural Brasil Estados Unidos, 1998 Curitiba-PR;
“Consciência Expandida” no Memorial de Curitiba, em 2007;
“Galeria Abierta”, Plaza Joan Miró, Barcelona – ES em 2008;
“Viu?” na Ybakatu Espaço de Arte em dezembro de 2011, Curitiba-PR.
Bolsa

Em 2006 foi contemplado com a Bolsa Produção na Fundação Cultural de Curitiba.
Coleções

Algumas de suas obras estão em coleções particulares no Brasil e no exterior também em instituições como O Museo de la Solidaridad, Fundación Salvador Allende em Santiago no Chile, Fundação Cultural de Curitiba e Museu Afro Brasil em São Paulo.

 

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar