26.07.2014Portão Cultural recebe vídeo-instalação que celebra o universo do skate

O Centro de Artes Digitais do Portão Cultural recebe até o próximo domingo (27) a vídeo-instalação “Universo, desconstrução, nostalgia e futuro do skate” como parte dos projetos relacionados ao Go Skate Day, celebração do dia mundial do skate em Curitiba, que acontece nesse domingo (27) a partir das 9h na Praça Santos de Andrade. Pela primeira, a manifestação que acontece desde 2009 promove atividades artísticas paralelas ao evento. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba o projeto também ganhou uma exposição de fotos no hall do Cine Guarani e a exibição de filmes sobre o universo do skate.

O responsável pelo núcleo gráfico do coletivo Casa Treze, Castro Pizzano, explica que a ideia de unir cultura, arte e skate sempre foi uma coisa feita pelos próprios skatistas, mas sem um grande conhecimento técnico, já que a maior parte dos skatistas trabalha com outras coisas. "Havia essa carência de um projeto que promovesse cultura e trabalhasse para tirar o skate da marginalidade. Como já estamos no meio, trabalhamos com isso e somos todos skatistas foi natural. Também é uma forma de diminuir a distância entre as pessoas que costumam vir ao MuMA ou não tem contato com essa cultura e o universo do skatista", diz.

"Felipe Oliver, diretor do vídeo "De Volta ao Skate", que é parte da intervenção, lembra que um dos objetivos é amenizar o choque de contextos que acontece entre quem não conhece, desmistificando o clichê sobre o skate e os skatistas. “Muitas vezes somos marginalizados por falta de conhecimento, mas quando eles veem na obra uma outra visão e contexto, podem sair da sala com o seu próprio pensamento, tenha esse mudado ou não”, conta Felipe. 

A coordenadora do Centro de Artes Visuais, Cristina Herrera enaltece a integração que o evento está oferecendo: “O que eu tenho percebido é um público que geralmente não entraria no Museu conhecendo e frequentando o espaço por causa do projeto. É importante que a Fundação acolha esses eventos porque é um espaço de todos e não só de uma parcela da população”, completa.

Sobre a obra
O conceito da instalação “Universo, desconstrução, nostalgia e futuro do skate”, que tem como parte sua o vídeo De Volta ao Skate, é misturar conceitos de passado, presente e futuro no esporte. Com fitas VHS e cores vibrantes que remetem aos anos 1980, lembrando o ínicio da difusão do skate, e imagens em alta definição nas paredes, remetendo ao futuro, além do “universo” dos skatistas representando por vários elementos da prancha pendurados como um sistema solar no teto. É uma sala de interação, onde sua visão, audição e tato são estimulados e convidam o visitante a participar desse mundo.

Sobre o Go Skate Day
O Go Skate Day é um dos maiores eventos mundiais voltados à prática sadia do skate. A passeata, que em Curitiba ocorre no trajeto entre as praças Santos Andrade e Nossa Senhora de Salete, é uma referência ao Dia Mundial do Skate, o Go Skateboarding Day, celebrado em 21 de junho. Nas grandes cidades do Brasil, as manifestações coletivas acontecem no final de semana posterior à data.

Programação:

• 9h – Início da concentração na Praça Santos Andrade.
• 13h – Início da Passeata, saída em direção à Praça Nossa Senhora de Salete. O percurso será liderado por um carro de som e passará pelas ruas Conselheiro Laurindo, Treze de Maio, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu.
• 14 horas – Chegada Prevista na Praça Nossa Senhora de Salete.
• 14h20 – Previsão de início da programação de palco
• 14h30 – Shows, competições e atividades na Praça Nossa Senhora de Salete
• 18h30 – encerramento.

Autor: Assessoria de Imprensa da FCC

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar