Notícias
07.08.2018Portão Cultural recebe renomado músico egípcio Hossam Ramsy
De quinta (09/08) a domingo (12/08) o Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, recebe o músico egípcio Hossam Ramzy. Nesta quinta-feira (11/08), a partir das 19h, o maestro e pesquisador da cultura egípcia vai ministrar palestra gratuita.
Com mais de 40 anos de carreira, sua sonoridade é ouvida em centenas de álbuns mundialmente conhecidos, com músicas que já alcançaram o topo da lista de sucessos ao redor do mundo. Hossam é conhecido por criar arranjos de cordas e percussão e por produzir diversas músicas para artistas de renome mundial, como: Led Zeppelin, Shakira, Yesim Salkim, Celick Erici, Cheb Khaled, Tarkan, Rachid Taha, Faudel, The Gypsy Kings e outros.
O objetivo da palestra é compartilhar suas considerações sobre a Dança do Ventre da antiguidade à contemporaneidade. O músico vai abordar as transformações, tradições e aspectos da cultura egípcia. O encontro será uma oportunidade para os participantes e admiradores da música e dança egípcias tirar suas dúvidas.
O artista
Hossam Ramzy é um músico egípcio que tem seu trabalho desenvolvido com a inspiração das origens culturais da música do Oriente Médio. Com turnês pelo Brasil desde 2003, o mestre egípcio Hossam Ramzy está de volta ao país este ano para uma turnê em cinco cidades, ensinando sobre dança e música egípcia, e Curitiba é uma das cidades escolhidas. Essa turnê tem como objetivo elevar o entendimento das bailarinas participantes em relação à música árabe e ao estilo egípcio de dança do ventre.
No site www.hossamramzy.com é possível conhecer sua história e um pouco de sua experiência como um artista mundial. Neste vídeo tem um pouco do trabalho do Hossam: https://www.youtube.com/watch?v=dpSa2SEnFh8&t=825s. E esse traz sua experiência com a dança: https://www.youtube.com/watch?v=vUEM7C5gWr8
Workshop
Na sexta, às 19h, o músico realiza oficina de tabla, instrumento árabe de percussão. Já no sábado e domingo, acontece workshop de percussão e ritmo e de dança. O curso é voltado para bailarinas e músicos e todas as atividades são pagas. Maiores informações como programação completa e valores podem ser obtidas no site: https://www.marcialuzdance.com/.
No sábado, a partir das 20h, será realizado Sarau avaliativo de danças e lançamento do CD Baladi El Berenceza. Esse evento tem entrada franca, porém o acesso será limitado. Os ingressos deverão ser adquiridos antecipadamente no local ou com a organização do evento.
Show
Na noite de domingo (12/08), às 20h, será realizado o show Hafla. O espetáculo de encerramento trará percussão dirigida pessoalmente por Hossam Ramzy e a pela bailarina Marcia Luz. A apresentação contará com a participação de bailarinas selecionadas e grupos convidados. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada).
O evento é uma produção da Aster Eventos, Marcia Luz e Drumzy e tem o apoio da VOG Complementos, Escola de Dança Expressão Mix, Harold Fotografia e Studio Cris Farah Belly Dance e conta com o Incentivo da Prefeitura Municipal de Curitiba por meio da Fundação Cultural.
Serviço: Palestra e Weekend Workshop com Hossam Ramzy – Bellydance Renaissance
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Data: de 9 a 12 de agosto
Programação completa e informações sobre ingressos, confira no site: https://www.marcialuzdance.com/
Classificação etária: Livre
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 01/08/2025 - A obra de Leminski ocupa a Festa Literária de Paraty e as Casas da Leitura de Curitiba
- 01/08/2025 - Murais cobrem com poesia e cor o concreto do Centro de Curitiba
- 31/07/2025 - Evento sobre Políticas Afirmativas e Educação para Relações Étnico-Raciais reúne público no Conserva
- 28/07/2025 - Natal de Curitiba 2025 terá palco principal no Centro e contratação de 700 profissionais da cultura
- 22/07/2025 - De origami a balé, mais de 77 opções de cursos culturais movimentam as regionais de Curitiba
- 21/07/2025 - Mostra Akira Kurosawa atrai mais de 700 pessoas e renova público da Cinemateca de Curitiba
- 18/07/2025 - Novas esculturas e restauros movimentam Ateliê do Memorial Paranista em Curitiba
- 15/07/2025 - Grandes referências em patrimônio cultural se encontram em seminário internacional em Curitiba
- 15/07/2025 - Terraço do Cine Passeio exibe diversão e fantasia nas férias da crianças
- 14/07/2025 - Conheça os novos artistas residentes do Ateliê de Escultura do Memorial Paranista