Notícias
17.04.2019 Poloneses e ucranianos celebram a Páscoa
Sábado (20/4) é dia de Benção dos Alimentos, tradição das culturas polonesa e ucraniana referente aos produtos que serão consumidos nas refeições servidas no domingo de Páscoa. O ritual cristão fará parte das festas que acontecem no Memorial Ucraniano (Parque Tingui), a partir das 10h, e no Memorial da Imigração Polonesa (Bosque João Paulo II), a partir das 12h.
No Memorial Ucraniano, os visitantes poderão percorrer as barracas de produtos artesanais e comidas típicas dos imigrantes ucranianos. Às 15h, alimentos como sal, pimenta, manteiga, queijo, mel kovbassa (linguiça), salo (bacon ou toucinho) e carne defumada, dispostos em cestas de vime forradas e cobertas por toalhas bordadas, serão abençoados.
No Bosque João Paulo II, um almoço típico servido às 12h e apresentações de oito grupos folclóricos antecederão a benção (Swieconka), às 16h30, pelo padre Kazimierz Dlugosz. O evento terá a participação do Coral João Paulo II. Durante todo o dia, os visitantes poderão percorrer quiosques com produtos típicos da cultura polonesa.
Festas de Páscoa
Páscoa ucraniana
A partir das 10h (abertura)
No Parque Tingui (Rua Dr. Mba de Ferrante s/nº, bairro São João)
Benção dos Alimentos às 15h
Páscoa Polonesa
A partir das 12h
No Bosque João Paulo II (Rua Mateus Leme s/nº, Centro Cívico)
Benção dos Alimentos às 16h30
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 09/09/2025 - Festival da Palavra de Curitiba tem espetáculos baseados em obras de Dalton Trevisan e Clarice Lispe
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba
- 09/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba celebra 50 anos da obra-prima de Paulo Leminski
- 09/09/2025 - Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira: a força da poesia no Festival da Palavra de Curitiba
- 04/09/2025 - Cine Guarani exibe Retrato de um Certo Oriente e recebe Milton Hatoum para bate-papo
- 04/09/2025 - Cinemas da Prefeitura de Curitiba participam do Ghibli Fest com 14 clássicos da animação japonesa
- 04/09/2025 - Festival da Palavra homenageia Helena Kolody com lançamento de obra inédita da autora
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba reúne 15 encontros com autores nacionais e locais
- 04/09/2025 - III Festival da Palavra leva maratona literária ao Memorial de Curitiba em setembro